O yakisoba da política: telentrega
Sexta, 19 de Maio de 2017

Conhecem aquele biscoito da sorte oriental, geralmente dado como brinde na comida chinesa? Pois é, dentro dele vem aquelas mensagens de motivação ou sabedoria e alguns números ´da sorte´.

Abri um desses e, conspiração do universo, caiu como uma luva para escrever esse texto. Dizia ele que “Terminada a decadência inicia-se o progresso”. É bem parecido com outro velho ditado que nos faz acreditar que depois da tempestade vem a bonança. Ora, é claro que isso acontecerá, pois não ficará chovendo e dando raios o resto da vida, portanto, é claro que melhorará.

Quem sabe isso sirva para nos tranquilizar e acreditar que o pior já passou e que melhores dias virão. A grande pergunta que me fiz e faço a vocês é ‘será que não tá tão ruim que não possa piorar’? Para ilustrar o que estamos vivendo nesta semana, bem encaixa o que disse meu amigo Paulo, ´tinha um alçapão no fundo do poço e ninguém tinha visto ainda”.

Economistas e analistas financeiros já vinham atestando que, provavelmente, a economia reagiria em 2017, mais certamente no 2º semestre. Efetivamente aconteceu (estava acontecendo).

As notícias fantasmagóricas dos últimos dias envolvendo Temer e Aécio retomam o tema. Acreditamos nas profecias, precisamos acreditar. O grande desafio, no entanto, é conseguirmos mensurar em que etapa da tempestade nos encontramos, o quanto ainda termos que suportar, economizar recursos e energias para conseguir enxergar o dia de raios reluzentes. Estamos todos nessa expectativa. Aliás, estávamos, pois agora poderemos ter o país inteiro parado mais um pouco aguardando se efetivamente se consumará a saída do presidente, se haverá o seguimento da Constituição Federal com eleições indiretas ou se novas eleições diretas serão provocadas. Depois que esperarmos tudo isso, aguardaremos mais um pouco para que o novo (ou já atual) dirigente ´entenda´ se ele conseguirá a continuar trabalhando para os ajustes necessários, sob pena de colapso total.

Por hora, além de esperar que a bonança vindoura seja melhor que os dias de hoje, podemos usar os números do biscoito da sorte para uma fezinha.

Aqui vão eles 02-07-12-25-41-57.

Comentários