Prodesign – programa inédito para financiar design, moda e marcas brasileiras
Sexta, 15 de Novembro de 2013

Prodesign, o programa que dará suporte a investimentos em design, moda, desenvolvimento de produtos, diferenciação e fortalecimento de marcas foi apresentado como uma das saídas para fortalecer a indústria brasileira e ganhar mercados, num cenário de crise e excesso de oferta de mercadorias em escala global, e partir para o desenvolvimento de produtos diferenciados. Apoiando tal iniciativa, o BNDES apresentou recentemente um programa inédito para financiar, com juros mais baixos, design, moda e marcas brasileiras.

Com orçamento de R$ 500 milhões e taxas baixas, o projeto tem objetivo de fomentar a competitividade de empresas brasileiras e também proteger o mercado interno, principalmente de importações da China, que atuam com força em setores beneficiados, como calçados e têxteis

Esta modalidade segue o exemplo de países como Itália e Reino Unido, que possuem programas de apoio e investem no design e na marca como diferenciais de qualidade.

Os setores que poderão se beneficiar do crédito subsidiado são o mercado têxtil e de confecções, calçadista, moveleiro, de higiene pessoal, de perfumaria e cosméticos, de utilidades domésticas, de brinquedos, de metais sanitários, de joias, relojoeira, de embalagens, de eletrodomésticos e de revestimentos cerâmicos.

Segundo o BNDES, o investimento em qualidade, design e na marca "passaram a ocupar posição de destaque, ao lado da logística e do controle de canais de distribuição e de vendas" para o segmento de bens de consumo.

As empresas interessadas na nova linha de crédito poderão obter financiamento para pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos, embalagens, desenho industrial e design de moda, aquisição de softwares desenvolvidos no país, despesas com treinamento de empregados e participação em feiras e eventos no Brasil ou no exterior.

Mais informações: 

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Programas_e_Fundos/prodesign.html

Comentários