Túnica na moda
Sexta, 10 de Outubro de 2014

Assim como o Império Romano invadiu territórios séculos atrás, as túnicas, vestimenta tradicional dos romanos, agora 'invadem', de um jeito mais sutil a nossa estação. Depois das roupas feitas com peles de animais, as túnicas são as vestimentas mais antigas que existem. Eram usadas tanto por homens quanto por mulheres, com poucas diferenças, na Antiguidade, em localidades como Grécia e a Macedônia de Alexandre, o Grande, e em todas aquelas que assimilaram a cultura do Império Romano.

Outros povos de cultura milenar criaram sua própria maneira de vestir túnicas, hábito que perdura até hoje, como no caso da túnica indiana, caracterizada por seus muitos desenhos e cores. Nos anos de 1960, as comunidades hippies, que se enojavam dos valores consumistas e bélicos, voltaram seus olhos para o Oriente e sua filosofia pacifista, que incluía mantras, meditações e, claro, um jeito de vestir muito peculiar. Assim, surgiram as batas de Janis Joplin e as muitas túnicas que os ripongos adoram e os hippie-chic voltaram a usar, nos anos 1990, até elas virarem as peças coringas do estilo boho.

A influência hippie nos anos 1960 foi tão forte que fez a moda traçar o caminho contrário. Se até então eram as passarelas ou a crise econômica que influenciavam as ruas, desde então as ruas, bem como suas tribos pululantes, passaram a influenciar as mentes insondáveis dos grandes estilistas, a ponto de ninguém menos que, ela, super mega power fashion Audrey Hepburn, ter envergado com a elegância que lhe era peculiar este belo e vanguardista conjunto de túnica e saia, num ensaio para uma conceituada revista de moda. "Nem tão vanguardista, assim", César diria.

Além de serem usadas como blusas, as túnicas também podem se transformar em vestidos, como no editorial que preparamos para vocês.Look:

A referência étnica marca presença forte no verão 2015. Para esta edição a peça chave é o vestido com modelagem inspirada nas túnicas. A mistura de cores do verão nos arabescos e listras do barrado ajudam a compor uma estampa marcante e cheia de estilo. A sandália nude e o cinto boho completam o look.

Comentários