Na prática, o que significa, para o homem, crer em Deus?
Sexta, 20 de Fevereiro de 2015

Meus amigos e minhas amigas!

Estaremos tratando agora, não mais de Deus que se revela, mas da resposta que somos chamados a dar, a Deus na fé. E nós vimos que a igreja coloca, diante de nós, à luz da palavra de Deus, duas figuras extraordinárias.

Modelos de obediência a Deus, de resposta a Deus na fé. A primeira figura Abraão, pai de uma grande nação. E a segunda, Maria, a Mãe de Jesus, a mãe da igreja, nossa Mãe.

Na prática, o que significa para o homem crer em Deus? Crer em Deus significa antes de tudo, aderir ao próprio Deus, entregando-se ao próprio Deus, entregando-se a Ele. Não existe uma crença teórica, não se trata de verdade, que eu examino, aceito e acabou.

Não crer significa verdades, que vão marcar a minha vida, que vão transformá-la, que vão mudar o meu comportamento. Não existe só esta fé intelectual, a fé envolve minha vida toda. Então aderir ao Senhor. Dar um assentimento a todos as verdades, por ele reveladas. Eu acredito porque Deus é Deus, é verdade, não mente, quer o melhor para mim. Eu acredito em todas as verdades, eu não posso na Fé fazer, o que muitas vezes, faz-se no supermercado: quando passamos pelas gôndolas ou prateleiras, e compra-se aquilo, se aceita este produto, não se aceita aquele.

As verdades por partirem e nascerem do coração de Deus têm uma unidade entre si. Ou eu aceito todas, pois o contrário não tem sentido. Eu aceito sim porque Deus é Deus, e quer o melhor para mim.

E crer significa acreditar na Trindade, eu creio em Deus Pai, eu creio em Deus Filho, eu creio em Deus Espírito Santo. Isto é fundamental na Fé, por isso, Jesus disse: “ide, Batizai, em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, e assim são realizados os batismos.

E é também invocando a Santíssima Trindade, que iniciamos os principais atos. Em nome da Trindade que as pessoas são abençoadas: com o sinal da cruz, em nome da Trindade. No batismo, para alguém ser batizado é preciso que acredite em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Quando se trata de uma criança, os pais e padrinhos, para testemunhar-lhe esta fé, e depois dar condições de conhecimento da Fé.

A esta criança e um dia por livre iniciativa, possa dizer: eu creio, eu creio no Pai, no Filho, no Espírito Santo. Portanto a pergunta: o que significa na prática para o homem, crer em Deus, significa jogar-se em seus braços, sabendo que a Trindade, acolhe com muito amor, envolve-nos no seu projeto de amor.

Introduz-nos já, agora. Embora tenhamos agora que andar na fé. Mas um dia a grande vocação e estar diante da Santíssima Trindade, contemplarmos a sua glória, a sua misericórdia, maravilhas que Ele operou. Enfim vamos ser felizes, para que você nunca se afaste deste caminho.

Comentários