Por que não há contradições entre fé e ciência?
Sexta, 06 de Março de 2015

Meus amigos e minhas amigas! Estamos falando muito do campo da fé e há uma questão que é muito atual, inclusive deu origem a uma Encíclica, do saudoso João Paulo II.

A questão da “Ciência e Fé” é uma preocupação com este tema e a pergunta é: 

Porque não há contradições entre Fé e Ciência? Vocês sabem que Fé é acreditar,

porque Deus me diz que isto é verdade e, 

Ele próprio é a verdade.

Eu creio baseado na autoridade de Deus. A ciência, tem outra maneira de provar alguma coisa. A ciência quer provar dentro de uma lógica algo que possa ser depois comprovado: um teste.

Ora, no campo da Fé não pode ser provado assim. Como é que eu vou provar? A validade de Creio em Deus Pai, Deus filho e Deus Espírito Santo. Então são dois campos diferentes, eles nãos sem opõem, ainda diria que eles se completam, porque tanto a ciência como a Fé, ou tanto a Fé como a ciência, provém do único Deus.

Se provém do único Deus, não pode haver contradição entre Ciência e Fé. São dois campos distintos, a ciência repito, trata tanto daquilo que é com provável e comprovado, aquilo que é possível comprovar, aquilo que após análise, após estudo, após uma reflexão através de fórmulas matemáticas.

Eu consigo provar que A+ B = C. A fé não. Entra em outro campo, no campo do assentimento a uma verdade, pela autoridade de quem vem esta revelação. E a igreja respeita ambas. Não teria sentido querer comprovar uma verdade científica a partir da fé. Não é possível como também o contrário.

A igreja acolhe as duas fontes: a Fonte científica e a fonte da Fé, com muito respeito,

porque se ambas vem de Deus, precisamos então acolhê-las, o que for científico tenta, 

provar de forma científica, o que for Fé tenta,

provar a luz da Fé. Cada um, pois, tem o seu campo. Há o campo da ciência e há o campo da Fé, aquilo que é possível, ser comprovado cientificamente cabe a igreja respeitar.

Aquilo que for do campo da Fé, não se trata de pedir algum parecer. A ciência diante, pois da verdade a nossa atitude, sempre é de busca e acolhida. É uma atitude de humildade. Estudar aquilo que for capaz de ser estudado, sim, sim acreditar naquilo, 

que é do âmbito da Fé.

Querer uma explicação científica para verdade da Fé seria tão sem fundamento, como querer afirmar alguma coisa científica, a partir,     

por exemplo, apenas da Palavra de Deus.

Santo Agostinho, nos ajuda a entender isso.

Ele diz: “Crer para compreender, compreender para crer”. Portanto: é preciso crer para compreender e, compreender para crer. Seja esta a sua atitude.

Comentários