Em que sentido Deus é a verdade?
Sexta, 27 de Março de 2015

Meus amigos e minhas amigas! Estamos como alunos, tendo a igreja como Mestra. Estamos como alunos, vendo as verdades de Fé, sintetizadas no Creio e que nos são apresentadas tanto pelo catecismo da Igreja Católica, como pela síntese do compêndio do catecismo.

Em que sentido Deus é a verdade? Deus é a própria verdade, isto é, Ele não se engana. Ele não pode enganar-se. Deus é a verdade. Ele é como diz São João, na sua Primeira Carta: ”Ele é luz e n’Ele não há trevas”. 1ª Epístola de São João 1,5. O Filho Eterno de Deus, a sabedoria encarnada, foi enviado ao mundo, segundo lemos em João 18,17 “Para dar Testemunho da Verdade”.

Para dar testemunho da verdade Ele se apresentou: “Eu sou a Verdade”.  

Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Santo Agostinho tem uma reflexão muito interessante. Ele diz assim: “Em minha vida encontrei muitas pessoas que enganam as outras, mas não encontrei nenhuma que gostava de ser enganada”. Ninguém gosta de ser enganado. Nenhuma pessoa gosta de ser enganada. Nós queremos a verdade, como disse Jesus: “A verdade vos liberta”.

Quantas vezes na nossa vida, fazemos a experiência da verdade. E a verdade às vezes é dura. A verdade machuca. Porque estamos diante de um fato que não adianta querer negar. Mas ao menos ela nos liberta. O que adianta caminhar na mentira? E a mentira por excelência é o pecado. Porque se apresenta diante nós, como a querer nos dar o máximo de felicidade. O máximo de alegria. E a pessoa, entra com ímpeto neste caminho. E daqui a pouco, faz esta experiência da ilusão, faz a experiência da insatisfação, faz a experiência da pobreza em que ficou.

Deus é verdade, então Ele quer que nós caminhemos na verdade. Que sejamos sinceros. Sinceros a Deus. Ninguém Engana. Podemos enganar um irmão, até muitas vezes. Mas enganar a Deus, não é possível enganar. Há até aqueles que tentam se enganar a si próprios vivem na mentira. Mas Deus nos quer dizer, meu filho, minha filha, não é esse o caminho, que vai realizar você. E porque não? Porque Deus é verdade. Ele nos criou para viver na verdade. Viver na verdade significa estar sempre procurando: O que Deus pensa disso? O que Deus pensa daquilo? O que o verdadeiro pensamento sobre o mundo, sobre a vida, sobre os nossos problemas, quem nos dá é o olhar de Deus. Por isso, porque que a palavra de Deus, ou porque que a palavra de Deus existe?

Para eu descobrir o pensamento de Deus sobre Si mesmo. O pensamento de Deus sobre mim, o pensamento de Deus sobre os outros.

Então lendo a palavra de Deus, eu, você, vamos penetrando na verdade,

na essência, naquilo que não passa, naquilo que dura sempre. Somos chamados, pois, a construir nossa vida, tendo como base, tendo como fundamento a verdade. E aí, mesmo que muitas vezes, passemos por experiências difíceis, nos sentiremos livres porque a verdade nos liberta.

Para que o seu caminho, seja um caminho, sempre em busca da verdade.

Comentários