Como a Igreja Católica exprime a sua Fé Trinitária?
Sexta, 22 de Maio de 2015

Meus amigos e minhas amigas! Com a Graça de Deus, estamos tendo a possibilidade de caminhar com a Igreja no Mistério da Santíssima Trindade. E a pergunta de número 48 do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica é: Como a Igreja Católica exprime a sua fé trinitária?
Como vimos, a Trindade: o Pai, o Filho, o Espírito Santo, estão no Centro da Igreja. Como a Igreja vai exprimir isto? Ora, a Igreja exprime esta sua Fé, confessando um só Deus, em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
Um Deus em três pessoas. Quando a igreja confessa, não significa que ela tenha, capacidade de entrar. Olhe, Deus é muito grande, é infinito.
Para nós, com a nossa inteligência limitada, ter aquela compreensão racional que nós gostaríamos. Deus em outras palavras, é mais maior,
do que a nossa inteligência. E o compêndio vai além e diz: as três pessoas divinas são um só Deus. Porque cada uma delas é idêntica.
A plenitude da única natureza divina. Cada uma delas é idêntica. Elas são realmente distintas entre si, pelas relações umas às outras. São distintas, mas formam unidade ou como diz o Catecismo: O Pai gera o Filho. O Filho é gerado pelo Pai e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho.
Essa verdade repito, é o alimento da nossa Fé, da nossa vida. O Pai,
que existe desde toda a eternidade, gera o Filho desde toda a Eternidade. O Filho é gerado pelo Pai. E o Espírito Santo, procede do Pai e do Filho. Alguém poderia dizer é tão importante saber isso? Repito, é tão importante saber isso? Claro que é. Estamos aqui na natureza de Deus. Sem a revelação, quantos povos lutaram para falar de Deus. Pessoas que se sentiram Iluminadas, e hoje olhando aquilo que refletiram, aquilo que concluíram. A gente vê como estão longe da verdade. Se nós tivemos esta graça, de receber a revelação, foi para que antes de tudo, nós vivermos em função dessa verdade. Depois para que anunciássemos, uns aos outros. Você tem um Pai. Este Pai tem um Filho
que é seu redentor e seu irmão. E como você, vai ao conhecimento de Deus? Como você vai, responder ao amor de Deus? O Espírito Santo, vai ajudar você nesta caminhada. Aí, a Fé não se torna algo teórico. Mas vai envolvendo a vida toda e nasce no coração das pessoas, o desejo, de glorificar, o Pai, o Filho, o Espírito Santo. E nós glorificamos a Trindade.
Em primeiro lugar, quando confessamos a sua existência quando proclamamos, quando vivemos de acordo com aquela que é a intimidade. Aquela que é a vida da Trindade. O Amor. Quem ama penetra no conhecimento de Deus. E para que pela Fé, pelo amor. E conduzido pela esperança. Você penetre, no Mistério da Santíssima Trindade e viva em função dessa verdade. E seja coerente, com isto que

Comentários