Por que é importante afirmar: “Deus criou o céu e a terra”?
Sexta, 12 de Junho de 2015

Meus amigos minhas amigas!

O Catecismo da Igreja Católica está nos introduzindo no Mistério de Deus. Deus que é Pai, Filho, Espírito Santo. O Mistério que envolve a nossa vida. Nós nascemos do Amor da Santíssima Trindade e somos chamados a Comunhão eterna nesta Trindade Santa.

por que é importante afirmar: “Deus criou o céu e a terra”? (Genesis 1,1). Então, esta afirmação; “Deus criou o céu e a terra” é do início da Bíblia, do Genesis, capítulo primeiro versículo primeiro. Então porque que é importante esta afirmação? E o Catecismo apresenta-nos cinco razões para isto: porque é importante?

1) A primeira razão: porque a criação é o fundamento de todos os projetos Divinos da Salvação. É o Fundamento. Sem a Criação não haveria nada. Então a Criação é importantíssima, toda a história da Salvação nasce daí: “Deus criou o céu e a terra”.

2) O segundo motivo: porque é importante afirmar isto que “Deus criou o céu e a terra”? É porque a criação manifesta o Amor Onipotente. O Amor Sapiente de Deus. Quer dizer que pela Criação, Deus manifesta que Ele pode fazer tudo o que Ele quer. A Deus nada é impossível. Repito: “A Deus nada é impossível”. E a Criação é um Hino à Sabedoria de Deus. Na sua organização maravilhosa que encanta o cientista.

3) Há uma terceira razão: é o primeiro passo para a aliança do Deus único com o seu Povo. Mais tarde Deus fará uma aliança com um povo que Ele escolhe. Mas esta aliança é possível porque há um povo que saiu do seu gesto criador. Mais uma razão afirmar porque Deus criou o Céu e a Terra. Porque aqui começa com a criação e tem início a história da salvação. O começo. Uma História que tem um desenvolvimento. Um caminhar e que tem o seu ponto culminante em Jesus Cristo. Cristo é o ponto mais alto da história da salvação. Uma história, que repito, iniciou com a história da Salvação. E aí vem mais um motivo para esta Criação.

É a primeira resposta, às questões fundamentais do homem a cerca da sua própria origem, o de seu Filho.

Em outras palavras, tudo começa com uma constatação. Em dado momento, cada um de nós se percebe existindo e se pergunta como é que eu existo? Porque eu existo? Como começou tudo isso? E essas perguntas fazem o nosso olhar voltar para o início. Isto é, houve um começo como diz a Bíblia. No princípio Deus criou o céu e a terra. Ah! No princípio Deus criou. Tudo tem origem na Criação. E desta constatação,

surge em nosso coração um grande e belo hino de louvor. Dizer pois, que Deus criou o céu e a terra é proclamar a sua grandeza. Proclamar a sua sabedoria. Proclamar as suas maravilhas.

4) E aqui nasce a quinta razão: E dessa proclamação nasce uma ação de Graças porque Deus é Bondoso. Porque Deus é sábio e porque nesta sua sabedoria e no seu amor e misericórdia chamou-nos à vida. Temos origem, no coração de Deus. Viva sempre mais desta Verdade.

 

Comentários