Para que o mundo foi criado?
Sexta, 26 de Junho de 2015

Meus amigos e minhas amigas! O Catecismo da igreja católica, ou melhor, o seu compêndio, está nos ajudando a penetrar no Mistério de Deus. Mistério que nos diz respeito, porque Ele é o nosso criador, o nosso pai. Conhecê-lo implica em ter determinados comportamentos. E justamente é uma resposta muito clara a isso: para que o mundo foi criado? É uma pergunta que vai ao fundamento. Para quê? Sabemos que tudo tem uma finalidade. E o mundo? Para que foi Criado? O compêndio responde: o mundo foi criado para a glória de Deus. Para a glória de Deus.

Isto é essencial, que Deus seja glorificado, seja reconhecida a sua grandeza, a Sua Santidade, o seu poder, a sua misericórdia. E Deus quis, manifestar e comunicar a sua bondade, a sua verdade, e a sua beleza. Então a criação é fruto de um desejo, de um querer de Deus. Ele quis assim manifestar a sua bondade. O fim último da criação é que Deus, e aqui entra uma expressão de São Paulo, na primeira carta aos Coríntios, I Coríntios 15,28.

Paulo diz assim: “É que Deus em Cristo, possa ser tudo em todos”. Em Cristo Deus ser tudo em todos. E Deus fez tudo em todos. E Ele será glorificado e nós seremos felizes. Isto é, nós nos realizaremos na medida em que cumprirmos a finalidade para qual fomos criados. Por isso, há aquele pensamento, que exprime este desejo, de colocar em evidência a glória de Deus: “Tudo para Glória de Deus”. Tudo para a glória de Deus. Tudo para a maior glória de Deus. E esta frase tem uma maneira de ser expressa. E quem exprimiu de forma muito feliz foi Santo Irineu, um dos primeiros pais da Igreja. 

Santo Irineu dizia assim: “A glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem é a visão de Deus”. Vejam que joia de frase: “A glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem é a visão de Deus”.

Então, Deus é glorificado. Quando nós somos vivos e somos felizes. Quando vivemos de acordo com a sua vontade. É por outro lado a essência da vida nossa, é a visão de Deus. Fomos criados para conhecê-lo. Fomos criados para amá-lo. Fomos criados para servi-lo. E somos chamados a começar esta experiência do conhecimento de Deus. Do serviço de Deus. Da glorificação de Deus. Já agora. Tudo para a maior glória de Deus.

Muitos santos viveram e se santificaram justamente por isso. Aliás, todos os santos. Porque colocaram a manifestação da glória de Deus como sentido último da vida. Portanto quer você descanse, ou trabalhe. Quer você leia o catecismo ou estude a Bíblia. Quer fazer o seu trabalho que é plantar a terra, ou colher uma flor. Tudo isso deve ser para a glória de Deus.

Deus então será manifestado cada vez mais e de forma mais forte. Você e eu na medida em que glorificarmos a Deus, estaremos cumprindo a nossa missão. Realizar-nos-emos e seremos felizes.

Comentários