Qual é o lugar do homem na criação?
Sexta, 17 de Julho de 2015

Meus amigos e minhas amigas!
Estamos contemplando a obra de Deus. Já contemplamos os anjos, já refletimos sobre os outros seres criados, natureza e os animais. Hoje, nos debruçamos sobre o ser humano. Qual é o lugar do homem na criação? Qual o lugar do homem? É uma criatura a mais? É uma criatura entre as outras? O que a fé fundamentada na revelação de Deus diz-nos a respeito de nós mesmos, seres humanos, o homem e a mulher?
O homem, diz o catecismo, é o vértice da criação visível. O ponto mais alto. Não é, assim, um no meio dos outros seres da criação. Não. O homem ocupa um lugar único, especial. Mas por quê?
Porque nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. É verdade, tudo foi criado tendo Cristo como modelo. Isto nós lemos na Carta aos Efésios e também na Carta de Paulo aos Colossenses: “Deus, o Pai, olhou para o seu filho e n’Ele criou todas as coisas”.
Mas quando se trata do ser humano, homem e mulher, Deus nos criou à sua imagem e semelhança, com uma alma imortal, para viver sempre, para a sua glória e nossa felicidade. Há consequências imensas a partir dessa verdade. Tudo existe em função do ser humano, e nós somos os seres mais importantes criados aqui na terra dentre os seres visíveis, porque criados à imagem e semelhança de Deus.
Tudo o que fizerem para promover a dignidade do ser humano está de acordo com a vontade de Deus. Por isso que a igreja se interessa pelo problema da fome, pelas injustiças no mundo, pelo mundo da política, deixando a política partidária como campo de ação dos cristãos. Mas tudo o que diz respeito ao ser humano, ela se interessa. Ela não pode ficar indiferente. E Jesus deixou isso muito claro quando falou da forma como será o julgamento deste mundo: “Tive fome e me deste de comer; tive sede e me deste de beber; estive nu e me vestiste”.
Quer dizer: o julgamento todo será como a maneira que tratamos alguém, que também como nós foi criado à imagem e semelhança de Deus. Todo o trabalho, pois, em favor de qualquer pessoa, qualquer coisa que se fizer, jamais Deus esquecerá. Porque, para Ele está sendo feito a alguém que tem a imagem impressa indelevelmente tão forte que nem o pecado apaga. Essa marca ficará sempre, mesmo para aquelas pessoas que, por opção pessoal, se condenarem porque preferiram o caminho longe de Deus. Ficará sempre aquela marca. Foi um ser criado à imagem e semelhança de Deus para se realizar n’Ele e fora d’Ele.
Que dignidade que nós temos, que grandiosidade do ser humano, que respeito deveremos ter por cada criatura humana colocada em nosso caminho? Elas vão nos ajudar a santificar, a crescer e ganhar a vida eterna.
Para que essa consciência se aprofunde em seu coração e em sua vida tome o teu lugar certo na criação.

Comentários