Para qual fim Deus criou o homem?
Sexta, 07 de Agosto de 2015

Queremos louvar a Jesus por nos ter chamado particularmente à vida, à existência. Entra agora no campo da criação do ser humano. Estamos refletindo, porque que Deus nos criou. E a pergunta, na verdade, é assim: para qual fim Deus criou o homem? O homem e a mulher, para qual finalidade Deus criou?
Sabemos que Deus criou tudo para o ser humano. Tudo. Mas o ser humano foi criado para conhecer, para amar e para servir o seu criador. Depois, Deus se revela através dos Profetas e através de Jesus Cristo. Então, conhecer Deus, penetrar no mistério de Deus, na sua intimidade, é cumprir a nossa finalidade aqui na terra, preparando aquele conhecimento que vamos ter na eternidade, conhecendo sempre novos aspectos da riqueza de Deus.
Nós fomos criados para amar este Deus. Amar. Jesus veio resumir a lei em um duplo mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças, e ao teu próximo como a ti mesmo”.
Nós existimos para amar. O ser que não desabrocha para o amor é um ser irrealizado. Servir, servir ao criador, colocando a nossa vida, os nossos dons, nossos, mas que Ele nos deu, para servirmos a humanidade.
E aqui ninguém pode dizer: “Ah! Eu não tenho talento!”, “Ah! Eu não tenho capacidade!” Como não? Você não saiu das mãos de Deus? Pode não ter aquele talento que você gostaria de ter, mas tem aqueles que Deus lhe deu para cumprir a finalidade de sua existência na Terra. Essa criação só vai se entender mesmo no sentido do verbo encarnado. O Mistério.
O nosso mistério só entendemos em Cristo Jesus. Em outras palavras, quanto mais conhecermos Jesus Cristo, mais nos conheceremos. Ele veio não apenas revelar-nos as verdades do Pai que Ele conhecia desde toda a eternidade. Ele veio nos revelar a verdade a nosso respeito. Quanto mais eu penetro na intimidade de Cristo, Filho de Deus, a revelação de Deus a ponto de Jesus Cristo ter dito: “Quem me vê, vê o Pai”, disse a Felipe.
Então, quanto mais eu conheço Jesus, mais eu me conheço, mais eu me compreendo, mais eu descubro o meu lugar e tenho melhores condições de cumprir a minha missão.
Que grandeza do ser humano. Somos chamados a reproduzir a imagem do Filho de Deus. Que grandeza reproduzir em nossa vida, pelo nosso comportamento, por nossas palavras, por nossas escolhas, a imagem de Deus. Somos cristãos e essa é a nossa dignidade.
Transfigurar Jesus Cristo. Ou então, como diria Paulo: “Viver de tal maneira que a gente possa dizer: ‘Eu vivo, mas não é eu que vivo, é Cristo que vive em mim’.”
Que você possa realizar esta sua vocação. A grandeza desta vocação.

Comentários