O que significa o nome de “Jesus”?
Sexta, 23 de Outubro de 2015

Meus amigos e minhas amigas!
Estamos nos debruçando sobre Jesus Cristo: “creio em Jesus Cristo”. Estamos procurando conhecer “quem é este Jesus Cristo”. Se tem uma coisa que me faz feliz é poder conhecê-lo. Se tiver uma coisa, repito, que me faz feliz, é poder repartir com o outro, porque é o maior dom que eu recebi e eu não posso ficar só para mim.

A pergunta de nº 81 do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica é “o que significa o nome de ‘Jesus’?”; o nome Jesus, para bem entender este nome. Aliás, Jesus significa: Deus salva. Para entender bem é importante lembrar quem deu esse nome ao enviado do Pai, o Seu Filho. Quem o fez foi o enviado de Deus, o mensageiro de Deus, o anjo São Gabriel.

O anjo disse: “será chamado Jesus, Deus salva”. Em outras palavras, Jesus é aquele por meio do qual Deus quer manifestar a Sua misericórdia e a Sua salvação. O nome de Jesus, Deus salva, exprime ao mesmo tempo a sua identidade e a sua missão. Disse o anjo em Mateus 1,21: “é ele que salvará o seu povo de seus pecados”.

Essa é a grande missão de Jesus: ser redentor, aquele que vem redimir, aquele que vem reconstruir a aliança com Deus, uma nova aliança, feita não mais com as tábuas da Lei, mas com o sangue do Salvador. É esse sangue que vai selar a nova e definitiva aliança, que vai marcar não mais os umbrais das portas dos judeus no Egito, mas vai marcar o nosso coração, a partir do batismo.

Deus salva. Pedro afirmou solenemente, no Dia de Pentecostes: “não existe debaixo do céu, outro nome dado aos homens pelos quais podemos ser salvo”. Outro nome. Atos dos Apóstolos 4,12: “o nome de Jesus salva”. Por isso, se você se recolher em oração, no momento que estiver andando, dirigindo o seu carro, preparando a comida, dando banho ao seu filhinho pequeno, ficar repetindo em seu coração o nome Jesus, você estará fazendo uma das mais belas orações.

Estará reafirmando uma certeza, a de que Deus salva, que Jesus é o salvador, é o único salvador. Repita com frequência, meditando. Não se preocupe em pensar em nada: Pense no Senhor. Reze muitas vezes: Jesus, Jesus, Jesus...

e quando pronunciar este nome, que todo o joelho deve se dobrar, pronuncie com reverência, pronuncie com respeito, com carinho, com amor e com confiança: Jesus, Jesus... Você estará proclamando que reconhece n’Ele o rosto, reconhece n’Ele o carinho, reconhece n’Ele a mão de Deus.

Foi o meio que Deus, escolheu para a sua, para a minha e para a nossa salvação.

Comentários