Quem é convidado a fazer parte do Reino de Deus, anunciado e realizado por Jesus?
Sexta, 29 de Abril de 2016

Meus amigos e minhas amigas!

Queremos conhecer sempre mais este Jesus Cristo, nosso Salvador, nosso Irmão, nosso amigo, nosso amigão. Queremos que nossa saudação inicial torne-nos cada vez mais amigos, mais amigas. Queremos também que a expressão "Eu Creio, eu Creio em Jesus Cristo, que seja uma síntese das verdades que estão no fundamento da nossa existência. Por isso, é muito oportuna a pergunta que diz assim: quem é convidado a fazer parte do Reino de Deus anunciado e realizado por Jesus? Quem é chamado a fazer parte deste Reino? E a resposta é muito simples.Todos. Todos! Cada pessoa, cada homem e cada mulher são convidados a fazer parte deste Reino que Jesus Cristo veio trazer. Embora Jesus tenha sido Filho de um povo, de uma raça, judeu. Tivesse nascido em um determinado lugar, numa determinada fase da história. Ele não veio para salvar só o seu povo, nem só para aquela época, nem só para determinados lugares.Todos! O próprio Jesus afirmou que Deus quer a salvação de todos. Que todos se salvem. Todos! Sem exclusão de ninguém. Depois me digam se Jesus não é um grande amigão. Essa ideia é muito importante e deve ficar clara para nós não nos considerarmos um grupo a parte. Privilegiados! Se tivermos o privilégio de conhecer mais e melhor o Projeto Salvador de Jesus Cristo é porque Ele quer se utilizar de nós. Quer, por meio de nós, ir ao encontro daqueles que não O conhecem, e por isso, não O amam. Todos são chamados à salvação. O Reino, diz o Compêndio, Reino aqui já sobre a terra. Àqueles que o acolhem de coração humilde, de coração humilde! Deus não sabe acolher o orgulhoso, porque o orgulhoso se fecha, não deixa se penetrar pela ação de Deus.

Ele se fecha! E alguém fechado, carrancudo, como o povo diz, e sinônimo de trancado e ai é o fim. Isto é, orgulho é igual a morte, não quer se comunicar com ninguém.

E “cé fini”, diz o francês, o orgulhoso se basta a si mesmo. Ele não se considera necessitado de salvação, ele se considera capaz de se salvar.E ai! E ai!

É o fim da picada por onde se meteu. O humilde, aquele que se coloca no seu lugar, que conhece a sua verdade, ele sabe que é frágil e fraco, que ele depende de Deus, que sem a graça de Deus ele não é nada. Por isso, o humilde recorre ao Senhor.

Pede a sua ajuda, e Deus vem ao encontro da sua fraqueza. Em outras palavras, Deus quer a salvação de todos, mas salva apenas aqueles que se deixam tocar pela sua graça. Deus não criou o mundo, sem a ajuda do homem dominai a terra e submetei-a. Ele não nos salva sem a nossa colaboração. A graça da Salvação é como diz o nome, é gratuita! Mas se alguém não quer, e se alguém faz uma opção clara e decididamente contra Deus, Deus respeita essa opção. Mas por outro lado devemos trabalhar para que a Boa Nova chegue a todos os corações. E é por isso que aprendemos que ninguém perde-se sozinho. Mas também ninguém se salva sozinho. Somos responsáveis por todos os nossos irmãos, e o nosso julgamento final vai ser a luz desta responsabilidade assumida diante de Deus. A sua Missão na história da Salvação.

 

Comentários