Por que a ressurreição é um acontecimento transcendente?
Sexta, 23 de Setembro de 2016

Meus amigos e minhas amigas! Chegamos ao estudo da nossa fé, estudando a parte referente a Jesus Cristo, aquela que é o núcleo das verdades fundamentais de nossa fé, porque a nossa fé tem verdades fundamentais, e quando se trata da ressurreição de Cristo, isto é o núcleo de nossa fé, o compêndio do catecismo da Igreja Católica traz a pergunta: a ressurreição é um acontecimento transcendente? Isto é, que vai além daquilo que se vê, além daquilo que é possível tocar, daquilo que é possível constatar, sendo também um acontecimento histórico.

Atestado por aqueles que se encontraram com Cristo ressuscitado, que falaram com ele, que comeram com ele, que tocaram no corpo dele ressuscitado. Portanto é um acontecimento atestado através de sinais e de testemunhos. Mas a Ressurreição, quanto à entrada da humanidade de Cristo na Glória do Pai, transcende e supera a história. Não dá para nós captarmos, para nós entendermos só com a nossa inteligência humana.

Não deixa de ser um mistério da fé, uma daquelas verdades das quais nós vemos a ponta, como um iceberg, um bloco de gelo no mar do qual nós vemos somente uma ponta.

Mas sabemos que a realidade escondida, parte da verdade que não aparece, é bem maior do que aquilo que vemos. Aquilo que vemos leva-nos a constatar: se é grandioso aquilo que vemos, imagina aquilo que ainda devemos descobrir, em que devemos nos aprofundar. O compêndio diz: Cristo ressuscitado não se manifestou ao mundo, mas aos seus discípulos, fazendo deles testemunhas junto ao povo: “sereis minhas testemunhas”. Por isso, mesmo na escolha daquele que substituiria Judas, uma das características era a de que a pessoa que iria substituir devia ter sido testemunha do Ressuscitado, que o tivesse tocado, que o tivesse visto, que o tivesse ouvido, que pudesse dizer a todos: ele ressuscitou. Mas o interessante agora é que nós somos testemunhas do Ressuscitado. Nós devemos fazer essa experiência de fé para anunciá-la. E quanto mais essa experiência entrar na nossa vida, tocar o nosso coração, mudar os nossos comportamentos, mais o nosso testemunho será acreditado por todos.

Testemunhas do Ressuscitado: sereis minhas testemunhas. Testemunha, portanto, é alguém que fala a partir de uma experiência própria. Uma experiência que se faz a partir do crer, a partir da oração, do momento que colocamos em prática os ensinamentos de Cristo. Muitas vezes, ao viver esses momentos não percebemos tanto a grandiosidade deles. Mas, olhando para trás da nossa vida, recordando experiências e situações, podemos dizer: Cristo passou perto de mim. Cristo me tocou. Cristo me transformou. E agora percebo que aquele momento foi tão importante em meus passos.

Para que você seja realmente testemunha de Cristo ressuscitado, façamos a Oração da Divina Misericórdia.

Comentários