Com que símbolos se representa o Espírito Santo?
Sexta, 16 de Dezembro de 2016

Meus amigos e minhas amigas! Já sabemos: Cristo não falou como é o Espírito Santo, falou como ele age. O Espírito Santo não fala de si mesmo, mas de Cristo e nos ajuda a entender o mistério de Cristo. O Espírito Santo age em Cristo e na igreja. Então tem muito sentido a pergunta do compêndio do catecismo da igreja católica, que é a seguinte: com que símbolos se representa o Espírito Santo? Com que Símbolos?

São muitos os símbolos. Um deles belíssimo: água viva que jorra do coração transpassado de Cristo. Para os santos padres, aqueles primeiros estudiosos da fé, nos primeiros séculos, essa água que saiu do lado de Cristo era o Espírito Santo que estava sendo derramado pelo mundo. Então a água que jorra do coração de Cristo, símbolo do batismo e da transformação operada pelo Espírito Santo no coração daquele que é batizado, além do símbolo da água que jorra do coração de Cristo, o Espírito Santo é simbolizado pela unção do sacramento da confirmação.

Quando o bispo unge a testa de um crismando com o óleo na testa e diz “por este sinal recebe o Espírito Santo, o dom de Deus”, o Espírito Santo é representado com esta unção. Com o óleo da Crisma no dia da confirmação, o Espírito Santo é também simbolizado pelo fogo. E por que o fogo?

O fogo tem a capacidade de transformar aquilo que ele toca, aquilo que ele purifica. É a ação do Espírito Santo. Ele purifica a ação do Espírito Santo. Transforma-a, santifica-a. Tira as impurezas para que a pessoa tenha um coração puro. Esse simbolismo que depois apareceu na vinda do Espírito Santo em Pentecostes. Línguas de fogo têm força e ação muito expressivas. O símbolo do fogo é muito expressivo, muito forte como o símbolo do Espírito Santo. Este é representado pela nuvem luminosa que revela a glória divina. Aquela nuvem que acompanhava lá o santo dos santos. A nuvem luminosa que acompanhava o anjo Gabriel. A nuvem que cobriu Maria.

O Espírito Santo virá e uma nuvem viria e cobriria Nossa Senhora. Então o Espírito Santo, simbolizado pela nuvem, pela imposição das mãos para invocar o Espírito Santo, pela imposição das mãos sobre alguém. Inclusive hoje esse gesto acontece no batismo. Esse gesto acontece na confirmação, esse gesto acontece nas ordenações diaconal, sacerdotal, e episcopal. Sempre há a imposição das mãos invocando o Espírito Santo.

O Espírito Santo é simbolizado pela pomba que desce sobre o batizando e permanece no batismo. Símbolos para expressar a riqueza daquele que é a vida da igreja. Espírito Santo é a nossa vida. Para que você acolha o Espírito Santo com os seus dons.

Comentários