O que acontece no Dia de Pentecostes?
Sexta, 20 de Janeiro de 2017

Meus amigos e minhas amigas! Creio no Espírito Santo. Vemos como esta verdade é capaz de mudar a nossa vida. Como esta verdade é capaz de mudar o nosso comportamento. Como esta verdade é capaz de mudar nossa atitude diante da vida.

Sabendo sim, como se tudo dependesse de nós. Mas sabendo sim, de antemão, que é obra da graça, é a ação do Espírito Santo nos corações.

A pergunta do Compêndio, do Catecismo da Igreja Católica, é o que acontece no Dia de Pentecostes? Pentecostes, 50 dias após a Páscoa. Jesus envia o Espírito Santo. Cinquenta dias após a Páscoa, Jesus derrama o Espírito Santo de modo que também Ele passa a ser conhecido, e passa a ser conhecido por sua ação.

Até então quem conhecia bem o Espírito Santo era Nossa Senhora. Podia testemunhar o que Ele é capaz de fazer no coração que se abre a Sua Ação. Agora aqueles medrosos Apóstolos, aqueles discípulos que tinham medo de Jesus é que ficam conhecendo do que é capaz o Espírito Santo.

Eu penso que os primeiros a ficarem surpresos, resultado da ação do Espírito Santo, foram os próprios Apóstolos. Foram eles porque falam, e cada um entende em sua língua. Eles falam palavras que eles sabem serem humanas, palavras que tocam os corações, que 3 mil pessoas estão ali agora, a querer aderir a Jesus Cristo, a se converter.

E os Apóstolos sabiam que eles não seriam capazes disso. Eles haviam traído o Mestre. Eram frágeis. Eram pecadores. Pescadores. Ignorantes. Era a Ação do Espírito Santo.
A partir de Pentecostes, a Missão de Cristo e do Espírito Santo torna-se a Missão da Igreja. A Igreja que agora é enviada a anunciar a palavra de Jesus cristo. A igreja que agora é enviada a fazer as obras de Jesus Cristo. A Igreja que agora é enviada a falar do Mistério de Deus. A Igreja que agora, é enviada a convidar-nos a viver em comunhão. Comunhão=comum união.

A partir de Pentecostes, a Igreja vive um novo período de sua história. Aquilo que Jesus ensinara agora é possível viver, porque até então os ensinamentos de Jesus, até agora o exemplo de Jesus, tudo isso estava na cabeça dos Apóstolos.

Jesus havia dito, sê-de minhas testemunhas. Mas como ser testemunho, como anunciá-lo.

Vem o Espírito Santo e os transforma. Vem o Espírito Santo os renova. Vem o Espírito Santo e os santifica. E agora ninguém mais os conseguem parar.

Cheios do Espírito Santo, eles vão pelo mundo. Cheios do Espírito Santo, enfrentam adversidades. Cheios do Espírito Santo, enfrentam perseguições. Cheios do Espírito Santo aceitam, e até alegram-se em poder dar a vida para testemunhar o que anunciavam.

A partir de Pentecostes começa a vida da Igreja, e nesta vida nós estamos presentes. Estamos no tempo de Pentecostes, chamados agora a nos deixar conduzir por Ele.

E tanto mais a Igreja se deixar levar pela ação do Espírito Santo, mais e mais sua missão e seus trabalhos atingirão os frutos desejados.

Que o Espírito Santo conduzindo você o leve pelos caminhos da santidade e salvação do povo.

Comentários