O que significa o termo Igreja?
Sexta, 10 de Fevereiro de 2017

Meus amigos e minhas amigas! Louvado seja Jesus Cristo. Louvado porque quis revelar-nos a sua intimidade.

Já refletimos o que Deus revelou-nos de si mesmo, através de seu filho: creio em Deus Pai. Depois que o próprio Jesus Cristo falou de si, creio em Jesus Cristo. Depois ouvimos Jesus falar do Espírito Santo. Creio no Espírito Santo.

E agora, começamos uma nova fase do Credo, creio na Santa Igreja Católica.

Vamos querer conhecer o desígnio, a vontade, o plano de Deus sobre a Igreja. E a pergunta do compêndio, do catecismo da Igreja Católica, começa questionando: o que significa o termo Igreja?

O que significa? Designa o povo de Deus. O povo que Deus convoca. O povo que Deus chama. O povo que Deus reúne em torno de si, de todos os confins da terra. Fica claro que a Igreja, fundada por Jesus Cristo, não é para um pequeno grupo de privilegiados. Não é para uma minoria. Não é para uma raça. É para todos os povos, de todos os tempos, de todos os lugares.

E por que Deus convoca e reúne o povo? Para constituir a Assembleia, um grupo que está em comunhão. Assembleia que, pela fé e pelo batismo, torna-os filhos de Deus.

Então é Deus que quer nos salvar, no meio de um povo. Não quer salvar individualmente. Muitas pessoas estão preocupadas com a salvação de sua alma e pouco se preocupando com o restante do povo. Não é assim!

O nosso Deus é um Deus que nos quer salvar dentro de um povo. O nosso Deus é um Deus que nos quer salvar junto de um povo. Por isso que Ele nos reúne, e reúne aqueles que na fé, no mesmo batismo, são membros de Cristo.

Que é isto que nos faz o batismo, torna-nos membros daquele corpo no qual Cristo é a cabeça. Esta é a marca daqueles que são convocados e reunidos por Jesus Cristo.

Reunidos por Deus.

Fazem parte de um povo. Fazem parte de uma Assembleia. São filhos de Deus pelo batismo. E mais, templos do Espírito Santo. Deus não se contenta em nos salvar de longe. Ele quer fazer de nós a sua morada, quer habitar em nós. A Santíssima Trindade quer fazer de nós o seu céu. É incrível, eu diria, este gesto amoroso e até ousado da Santíssima Trindade. Querer habitar em nosso coração frágil. Querer habitar num coração pobre. Querer habitar num coração limitado. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Para permanecer neste povo. É uma graça, pois, pertencer ao povo de Deus. Vamos cuidar, já que Deus quer todos. Não podemos descansar enquanto todos não pertencerem a este povo. É todo um trabalho de evangelização da Igreja. Para que você tome consciência desta graça, desta dignidade de pertencer a um povo que foi convocado e que é reunido por Deus. Para que tome consciência, façamos a Oração da Divina Misericórdia.

Comentários