Há outros nomes e imagens com que a Bíblia indica a Igreja?
Sexta, 17 de Fevereiro de 2017

Meus amigos e minhas amigas! Creio na Santa Igreja Católica. Começamos a estudar esta parte do Credo, que vimos que Igreja é o povo. Povo que Deus convoca e reúne. O povo de seus filhos. O povo dos membros de Cristo, templos do Espírito Santo.

E a pergunta do compêndio, do catecismo da Igreja Católica, é sobre outros nomes e imagens com que a Bíblia indica a Igreja. A questão é: há outros nomes e imagens com que a Bíblia indica a Igreja? Quais seriam estes nomes e imagens?

É bom lembrar que não há uma definição que consiga abarcar todo o sentido de Igreja. É uma dessas realidades tão ampla, é uma realidade tão rica, que há necessidade de vários termos, que há necessidade de várias definições para termos uma imagem, uma ideia da Igreja.

Pois bem, o Antigo Testamento privilegia imagens ligadas ao povo. Povo de Deus. Aquela ideia que Deus chamou o povo, no meio de vários povos, para lhe transmitir a Lei e preparar a vinda do Salvador. Aquele povo que depois esteve no Egito como prisioneiro. Deus liberta o seu povo, atravessa o deserto e Deus lhe dá uma Nova Terra.

Essa imagem de povo, povo de Deus, é muito forte no Antigo Testamento. Já o Novo Testamento privilegia imagens ligadas a Cristo, Cristo como cabeça deste povo que é a Igreja. Então o corpo... A Igreja é um corpo, e Cristo é a cabeça. É uma imagem que vamos ver com muita frequência no Novo Testamento e nas Cartas de Paulo. Também o Novo Testamento dá destaque a imagens da Igreja, à vida pastoril. Assim, o povo, ou melhor a Igreja, é o redil, a Igreja é o rebanho, a Igreja são as ovelhas do Senhor.

É uma imagem que ali os contemporâneos de Cristo tinham diante si a toda hora, e a todo momento. Também imagens ligadas à vida agrícola. Então a Igreja é como um campo, como uma oliveira, como uma vinha do Senhor, uma vinha que o grande vinhateiro cuida com muito carinho e cuidado, mas encontramos igrejas ligadas à habitação, a Igreja como morada, a Igreja como a pedra, a Igreja como um templo, ainda mais que eles tinham muito viva a imagem do templo de Jerusalém, e aquele templo passava a ser o símbolo da Igreja, do povo de Deus. Também imagens ligadas à família, à Igreja como esposa e Cristo que é o seu esposo. A Igreja como mãe que cuida dos seus filhos, a Igreja família de Deus. Vejam que imagens ricas, para nos dar a ideia do que é Igreja, uma assembleia convocada por Cristo. Ela é o seu corpo.

Ele, Cristo, é a cabeça deste corpo, e todas estas imagens têm uma finalidade, nos dar a entender que nós somos convocados a participar desta família, fazer membros e participantes da esposa de Cristo e todo carinho que deveremos ter para com aquele que é a razão de ser da Igreja. Cabeça, fonte de vida, para a Igreja é Jesus Cristo.
Que a Igreja esteja presente, e com muito carinho, em seu coração.

Comentários