Qual é a missão da Igreja?
Sexta, 03 de Março de 2017

Meus amigos e minhas amigas! Cada vez que você reza o Credo, você proclama solenemente: eu creio na Igreja. E quanta verdade, e quanta beleza, quanta santidade há nesta expressão. Igreja. Eu creio na Igreja. E agora a pergunta do compêndio do catecismo, da Igreja Católica é: qual é a missão da Igreja?

Se a Igreja nasceu do coração de Deus, como realmente nasceu, Deus tinha um plano sobre ela. Tinha um projeto. E qual é esta missão segundo Deus? Anunciar e instaurar no meio de todos os povos o Reino de Deus, anunciado por Jesus Cristo.

Anunciar e instaurar no meio de todos, não de apenas alguns grupos privilegiados, o Reino de Deus, inaugurado por Jesus Cristo.

Jesus Cristo começou dizendo: chegou para vós o Reino de Deus. Convertei-vos e crede no evangelho. Muitas pessoas usam a expressão, “Ah, temos que construir o Reino de Deus”. Na verdade, o Reino de Deus está pronto. Ele nasceu do coração de Deus. O Reino de Deus identifica-se com Jesus Cristo. O que somos chamados a fazer, e esta é a Missão da Igreja, é nos introduzir no Reino de Deus. O Reino de Deus é de Deus. Agora nos cabe entrar. Ele convida-nos. Pela conversão, pela nossa conversão, a entrar no Reino de Deus. A viver os princípios. A viver os valores deste Reino. A Igreja então é na terra, o germe, a semente do Reino de Deus.

O Reino de Deus vai se realizar plenamente, na eternidade, quando estivermos todos nós redimidos pelo sangue de Cristo. E tendo aceito a Redenção de Cristo, estivermos ali, junto da Santíssima Trindade, cantando os seus louvores. Então a Igreja é este pequeno início. É o início deste Reino definitivo. Um Reino que começa, aqui e agora, a ser vivido. Nós podemos já entrar nele, e somos chamados a pertencer a ele, eternamente.

E tanto falou Jesus do Reino de Deus que um dia um Apóstolo pediu, Senhor, mostra-nos este Reino. Mas ele já está no meio de vós. Ele está porque Ele, Jesus Cristo, o enviado do Pai, já está em nosso meio. Entrar no seu Reino é aceitar Jesus Cristo, com o seu plano de amor. Entrar no seu Reino é aceitar convertermos. Isto significa que eu não posso entrar no Reino para executar as minhas ideias, para viver do modo que eu quero.

Ao contrário, eu aceito a proposta de Cristo, e me decido viver segundo este projeto. Então a missão da Igreja é anunciar este Reino. Restaurá-lo. Ajudar-nos a entrar nele, e o faz especialmente a partir do nosso Batismo.

É uma graça pertencer à Igreja, que tem uma missão tão bela. Preparar-nos para o Reino de Deus. O Reino de Deus já está no meio de nós. E a Igreja anuncia isto com muita alegria, para que este anúncio encontre um eco favorável em seu coração. Façamos a Oração de Divina Misericórdia.

Comentários