Que significa a igreja ser sacramento universal de salvação?
Sexta, 17 de Março de 2017

Meus amigos e minhas amigas! Louvado seja Jesus Cristo porque Ele quis que pertencêssemos à igreja e recebêssemos esta graça.

Santa Teresinha do Menino Jesus tinha uma consciência de ser filha da igreja, e no coração da igreja, ela queria ser do amor, porque ela sabia que, sendo do amor, estaria vivendo todas as vocações, e no Compêndio do Catecismo da Igreja Católica a pergunta trata da igreja como sacramento universal de salvação e pergunta: o que significa a igreja como sacramento universal de salvação?

Por ser sacramento, significa que é um sinal, e, ao mesmo tempo, um instrumento de salvação. O sacramento não somente anuncia uma realidade, mas ele a traz, ele dá a realidade.

Os sacramentos da igreja não somente fazem referência a algum fato ou mistério da salvação, mas os sacramentos operam. Os Sacramentos realizam. Então, a igreja tem a missão de realizar a reconciliação da humanidade com Deus e também a igreja tem a missão de reconciliar a humanidade entre si.

Deus nos quer ver reunidos. Deus nos quer ver não só em comunhão com Ele, mas nos quer ver em comunhão entre nós, e, aliás, Jesus vai dizer:

Nisto é que reconhecerão que vós sois os meus discípulos. Se vos amardes uns aos outros, ora, o primeiro passo do amor é o perdão. O primeiro passo do amor é a reconciliação.

A igreja é um sinal, é um instrumento da reconciliação e também da unidade. Não apenas nos reconciliamos com Deus. A igreja quer que vivamos em profunda comunhão com Deus, e também em comunhão com todos os irmãos.

Não apenas somos chamados a estar um ao lado do outro, mas com os corações unidos.

Esta é a grande missão da igreja, ser este sinal, reconciliar a todos.

Ora, a reconciliação com Deus é possível e tanto é possível que enviou o seu próprio Filho como Salvador. Por isso um grande pecado seria não aceitar a salvação de Deus.

ou ainda achar que o nosso pecado é tão grande que Deus não pode perdoar, que ultrapassa a misericórdia de Deus. Isto é o pecado contra ao Espírito Santo. Cabe a igreja dizer não.

A salvação da humanidade com Deus, da humanidade entre si, é possível por que Deus quer, e nos dá a graça de conseguir isso. Então passa a ser missão da Igreja, trabalhar pela paz entre os homens.

Estes apelos dos últimos Papas, particularmente no século passado, o mundo esteve quase que, continuamente em guerras. Corresponde à missão da igreja. Cabe, pois, àquele que é o vigário de Cristo na terra, e também cabe a todos nós anunciar que o plano de Deus é um plano de paz, onde os filhos vivam reconciliados. Se amando. Se perdoando. E quando a igreja recebe esta missão, recebe também a graça para realizar tudo isso. Por isso todo o esforço feito por você para se reconciliar com Deus, é buscar a comunhão com Ele.

Todo o esforço para buscar a comunhão com os irmãos é buscar a reconciliação.

Este esforço é acompanhado da graça e da benção de Deus.

Comentários