Que ligação há entre a Igreja Católica e as religiões não cristãs?
Sexta, 14 de Julho de 2017

Meus irmãos e minhas irmãs! Creio na Igreja. Creio na Igreja Católica. À luz dessas verdades, nós já vimos qual o relacionamento com as religiões cristãs não católicas.

Vimos o nosso relacionamento com nossos irmãos hebreus. E hoje a pergunta completa todo este conjunto de ideias. Pergunta do compêndio, do catecismo da Igreja Católica: que ligação há entre a Igreja Católica e as religiões não cristãs?

Antes de mais nada, há algo em comum entre a Igreja Católica e as religiões não cristãs na origem e no fim de todo o gênero humano. Todos nós pertencemos à mesma espécie humana. Todos nós católicos ou não cristãos ou cristãos não católicos saímos das mãos do Criador. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Mas a Igreja Católica reconhece que tudo o que há de bom e verdadeiro nestas religiões não cristãs vem de Deus.

Tudo o que há de bom e verdadeiro vem de Deus. Só Deus é bom, e só Deus é a verdade. Toda a verdade, todo o fragmento (pedacinho) da verdade vêm de Deus. Portanto, tudo o que encontrarmos de bom numa religião não cristã temos que reconhecer, e é uma expressão do Concílio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965: “Ali estão sementes do verbo”.

Isto é, de certa forma, tudo aquilo que Deus semeou, nestas religiões, é para preparar a acolhida ao Evangelho. Se veio de Deus, deve voltar para Deus. E esta semente do verbo deve também levar a unidade do gênero humano. Deve levar a unidade em Cristo Jesus, a unidade da Igreja. Por isso que a Igreja Católica se interessa em conhecer tudo aquilo que há de bom e verdadeiro em outras igrejas.

Não podemos ser daqueles que não admitem nada de bom. Seria uma ofensa àquele que é a bondade, àquele que é a verdade. Se é verdade que a Igreja Católica tem a plenitude da revelação, não significa que não existem também em religiões não cristãs semente do verbo.

Isto é, eu diria assim, traços de Deus, para que através deles, os homens se aproximem de Cristo, de sua Igreja, de forma que este povo que Cristo quer formar, na força do Espírito Santo. Cabe-nos, pois, pensar e ter sempre no nosso coração a necessidade de rezar pelos não cristãos. Se você teve a graça de receber o Batismo e de pertencer à fé, não pense que esta graça é mérito seu. É um dom de Deus.

Reze, sacrifique-se, trabalhe, para que aqueles que não conhecem Jesus Cristo possam conhecê-lo, possam servi-lo, possam amá-lo. Por Jesus Cristo, no Espírito Santo, ir ao Pai que está no céu. Para que você tenha um coração aberto às necessidades do mundo.
Para que você tenha um coração aberto àqueles irmãos que ainda não tiveram a graça e o privilégio de penetrar na verdade de Cristo.

Comentários