Por que a Igreja é Apostólica?
Sexta, 18 de Agosto de 2017

Meus amigos e minhas amigas! Queremos louvar nosso Senhor Jesus Cristo, pelo conhecimento de sua mensagem, pelo estudo, pela reflexão de tudo aquilo que Ele nos deixou. E deixou a sua Igreja. Deixou a nossa Igreja. É por isso que estamos estudando o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, este presente que São João Paulo II quis deixar a sua Igreja, e que na verdade acabou sendo aprovado e entregue à Igreja pelo atual Papa Emérito Bento XVI.

E no estudo do Compêndio, chegamos à pergunta seguinte: por que a Igreja é Apostólica? Vimos que a Igreja é missionária. Vimos que a Igreja deve levar a verdade em todas as partes. Vimos que a Igreja deve levar a sua mensagem a todos os lugares. Mas agora Apostólica. Vimos a Igreja Católica e Apostólica. Apostólica, como bem lembra Paulo, na Carta de Éfeso, 2, 20: ele diz porque foi construída sobre o fundamento dos apóstolos. O fundamento dos apóstolos. Na base da Igreja estão aqueles doze pilares que Jesus chamou depois de uma noite de oração. Escolheu com muito carinho e os preparou ao longo de três anos. Acompanhando nas suas dúvidas, ensinando, ensinando não só a doutrina, mas também a rezar. E depois, ao partir para o céu, enviando-os para que expandissem, levassem as verdades aprendidas. E testemunhassem a sua Ressurreição.

A Igreja é Apostólica também pelo ensino, pois, que é o mesmo dos apóstolos. A Igreja, sim, tem que adaptar esse ensino a cada época, a cada situação. Mas o mesmo ensino, as mesmas verdades, as verdades que a Igreja ensina, não dependem de um consenso da maioria. Não dependem de uma assembleia. Nós temos aquilo que recebemos dos apóstolos e que devemos transmitir a todos. Mais ainda a Igreja é Apostólica porque a sua estrutura, diz o Compêndio, e toda esta estrutura que a Igreja ensina, aprendeu dos apóstolos. Ela foi santificada pelos apóstolos. Ela foi santificada e marcada pelo sangue dos apóstolos, que derramando o seu sangue testemunhou. Acreditavam mesmo que fosse preciso, para isso, dar a vida. Acreditavam naquilo que Jesus ensinou. E é governada até o regresso de Cristo pelos apóstolos. Sim, governada pelos apóstolos graças aos seus sucessores, os bispos.

Então, os bispos têm a missão de ensinar. Os bispos têm a missão de governar a Igreja. Os bispos têm a missão de trabalhar pela sua santificação. É uma responsabilidade imensa que os nossos bispos receberam do Senhor, que exercem com temor e com tremor. Sabendo que um dia o Senhor vai pedir-lhes contas dessas responsabilidades que Jesus lhes deu. Mas sabemos antecipadamente que o Espírito Santo assiste a Igreja. Todos nós cristãos rezamos pelos nossos bispos. Toda a Igreja reza pelos seus pastores para que a Igreja não erre, para que a Igreja se mantenha na santidade apesar da nossa fragilidade. E para que a Igreja possa conduzir todo o povo ao encontro de Jesus Cristo. Uma Igreja, pois, Apostólica, e é uma graça nós mantermos-nos nessa fidelidade dos apóstolos. Mantermo-nos no caminho que eles nos conduziram por graça de Deus. E para que você viva com alegria nesta Igreja que tem os apóstolos como fundamento.

Comentários