Como participam do seu ofício profético?
Sexta, 08 de Dezembro de 2017

Meus amigos e minha amigas! Nós já vimos que o leigo ou a leiga na Igreja têm uma missão sacerdotal. Isto é, devem oferecer ao Pai, por Cristo, na força do Espírito Santo sua vida e a vida do mundo.

Tudo aquilo que vê. Tudo aquilo que sofre. Tudo aquilo que sente. A cada dia. Seus trabalhos. Suas alegrias. Seus problemas. Mas aquele que é batizado é chamado a exercer o ofício profético. Profeta é aquele que anuncia as verdades de Deus. Por isso, a pergunta do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica trata disto: como participam do seu ofício profético?

Claro, em primeiro lugar, acolhendo a palavra de Deus na própria vida. Deixando que esta palavra penetre. Transforme-se, diria, numa mentalidade. Que a partir desse assimilar a palavra de Deus você comece a agir, a olhar o mundo. A tratar as pessoas. Depois você é chamado a divulgar esta palavra. Ajudar outros a conhecê-la. Ser chamado a evangelizar. Evangelizar é isso, levar a todos a Boa Nova.

Aquela Boa Nova que você acolheu. Que deu sentido a sua vida. Que ilumina os seus passos. Que dá uma alegria de viver. Esta Boa Nova, você é chamado a anunciar a todos. Como se diz: “A mensagem de Jesus revolucionou a minha vida”. Deus deu sentido aos meus passos. E eu quero que sua vida também tenha sentido e ilumine os seus passos. Que faz o leigo quando assume a sua missão profética. Um campo privilegiado para o leigo. Exercer a sua missão profética. É a catequese. E a catequese se torne, como a própria palavra diz, “Eco” da palavra de Deus. Eco faz ecoar a palavra de Deus.

E essa catequese pode ser desenvolvida de muitos modos. Os pais educando os seus filhos na fé são chamados a serem os primeiros catequistas. Os primeiros anunciadores da Boa Nova. Hoje um espaço importante para a missão profética do leigo. São os meios de comunicação social. É preciso saber utilizá-los. Para levar o Evangelho onde, de outra forma, não chegaria nunca, e nós sabemos que muita gente não vai à Igreja para ouvir o anúncio da Boa Nova. Mas os meios de comunicação penetram em sua casa. Estão ali dentro. Então se utilize deles. Para chegar a corações e lares. Onde a palavra de Deus não chegaria. Os leigos também exercem a sua missão. Nas condições ordinárias da vida secular. Isto é, um profissional liberal. Um professor. Ou um sapateiro. Ou um varredor de rua. Ou um senador. Que estão imbuídos da palavra de Deus. Vão descobrir maneiras de divulgá-la a todos. Esteja atento, pois, não é por acaso que você está onde está. Que você vive este momento histórico. Através de você o senhor quer fazer chegar a sua palavra. Palavra de vida eterna às pessoas com as quais só você se encontra. O bispo não se encontra com elas. Nem o padre, e muito menos o papa. Nestas circunstâncias destas pessoas, você é chamado a ser o Evangelho vivo. Para que exerça bem a sua missão profética.

Comentários