O que é Cultura?
Sexta, 05 de Junho de 2015

Será que sabemos o que é realmente cultura?
Se buscarmos a origem da palavra, descobriremos que o termo cultura vem do latim colere, que significa cultivar. Na antiga Roma o sentido era realmente associado à agricultura. Mas de lá para cá, depois de tanto tempo, o termo cultura passou a ser associado a muitas outras coisas, tal como: costumes, artes, crenças, moral, lei e conhecimento.
Frequentemente a cultura é confundida com noções de desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite em razão de ter sido associada ao conceito de civilização durante o século 18, principalmente na França e na Inglaterra, onde cultura se referia a um ideal de elite. Mas isto é um grande equívoco que persiste na mente daqueles que acreditam que a cultura deva ser puramente erudição.
A cultura pode ser considerada como tudo o que o homem consegue executar através da sua racionalidade, mais precisamente a inteligência. A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se dessa forma de outros seres como os vegetais e animais.
Para a Associação Cultural Atena, a cultura é a expressão fidedigna e original de um povo através das artes, ciências, políticas e religiões. Para ser entendida, não deve ser apenas estudada; deve ser vivenciada, praticada. Por esta razão, tantas são as áreas de atuação e diversificadas são as ações culturais que realizamos visto que somos uma instituição que tem o compromisso com o desenvolvimento da cultura regional.
Podemos considerar que Frederico Westphalen e região já possuem um evento festivo característico que busca evidenciar a arte e a cultura de forma ampla e integrada. Trata-se do Festival Cultural Atena, destinado a valorizar todos os talentos artísticos regionais. Neste ano, em sua 5ª edição, pelo menos oito categorias de arte serão evidenciadas: a dança, a música, a fotografia, a pintura, o desenho, o cinema, a literatura e a moda. Mas outras artes também já estão sendo confirmadas, tais como as circenses e teatrais.
Precisamos conhecer as diversas manifestações culturais do nosso povo. Precisamos de eventos multiculturais onde as pessoas possam conhecer o que de arte e cultura se produz neste chão. O Festival Atena é um deles e veio para ficar, alegrar e integrar. Aberto a toda a comunidade, este ano será realizado no dia 20 de junho de 2015, na Escola Cardeal Roncalli, em Frederico Westphalen, das 9 às 22 horas. Participe! A cultura depende de todos nós!

Comentários