7º Jantar Africano
Sexta, 23 de Outubro de 2015

O fim de ano se aproxima e já começamos a sentir água na boca pela culinária africana! Sim, daqui a um mês, no dia 21 de novembro, teremos o 7º Jantar Africano, este ano sendo realizado no coração de nossa cidade, no salão nobre da OAB de Frederico Westphalen.

O Jantar Africano é uma festa de integração cultural da Associação Atena com toda a comunidade. Quem participa pode viajar no tempo e no espaço e sentir-se, por algumas horas, inserido num ambiente tipicamente africano, caracterizado principalmente pela culinária especializada e pelos shows culturais.

Em nosso ritmo de agregação de entidades étnicas, já contamos neste ano em nosso jantar com a parceria de três etnias regionais: a Libanesa, a Alemã e a Polonesa. Nos próximos anos esperamos integrar também a associação italiana e o CTG, a ponto de termos em novembro um grande festival cultural gastronômico em nossa cidade, regado aos mais típicos e diversificados sabores.

É claro que o Jantar Africano tem o cunho de resgatar nossas origens ressaltando que a cultura Afro faz parte da tradição gaúcha e brasileira. Acontece que a integração com as demais etnias está se tornando tão rica culturalmente, que estamos avançando no campo da tradição afro-brasileira, e vamos acabar chegando ao pote de ouro que se encontra no final do arco-íris, onde nascem em harmonia todas as cores da ramificação humana.

É certo também que existem pratos que são a base do cardápio do nosso Jantar Africano: a “Cafriela” (um assado de frango com um tempero e sabor indescritíveis), o “Pastel de Peixe” (imbatível e inigualável), o “Arroz Colorido” e o “Caldo de Mancara” (um caldo com molho especial à base de carne e amendoim). Entretanto, desde que iniciamos a integração com as etnias locais, a cada ano vamos implementando novos pratos ao sabor de cada cultura. Nas edições passadas integramos o “Tabule”, uma salada especial árabe incrementada pela etnia Libanesa e as cucas tradicionais preparadas exclusivamente pela etnia alemã. Neste ano, teremos mais uma novidade: um toque polonês na culinária do Jantar Africano, com a inserção do tradicional Pierogi, o pastel típico da Polônia. Que apetite nos desperta neste momento!

Obviamente, um jantar dessa natureza não se resume apenas à degustação gastronômica. Pelo caráter cultural que norteia nossa associação, todos os anos tratamos de temperar ainda mais o nosso jantar com atrações artísticas especiais. Apresentações de danças, músicas, ritmos, instrumentos e indumentárias associadas à temática afro-brasileira e às demais culturas integradas. Para este ano já temos belas surpresas, que em breve estaremos divulgando.

Agende-se para não ficar de fora dessa oportunidade! Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail atenafw@gmail.com ou pelo telefone (55) 9995-3811. Participe, compre logo seu ingresso, pois os lugares são limitados!

Comentários