Semana da Integração
Sexta, 13 de Novembro de 2015

Na próxima semana vamos ter dois eventos muito especiais promovidos pela Associação Cultural Atena (ACA) na cidade de Frederico Westphalen: o 1º Encontro das Instituições Socioculturais e o 7º Jantar Africano.

Na segunda-feira, dia 16 de novembro, às 18h, a ACA abrirá as portas de sua sede à Rua Tenente Portela, 789, sala 401, para receber os representantes das entidades socioculturais interessados em compor a agenda de eventos de 2016. Com o passar dos últimos anos, percebeu-se que muitos dos eventos socioculturais acabaram acontecendo em datas coincidentes, dividindo o público que se viu obrigado a escolher entre um ou outro evento, mesmo tendo a intenção de participar de todos eles. Por isso, o encontro da próxima segunda-feira objetiva reunir os diversos agentes promotores das áreas social e cultural a fim de se elaborar um calendário para o ano que vem que apresente uma distribuição harmônica das ações e eventos já tradicionais em nosso município. As instituições interessadas devem fazer a inscrição através do e-mail atenafw@gmail.com ou telefone (55) 9995-3811.

Já no sábado, dia 21 de novembro, às 20h, a ACA realizará no salão de festas da OAB-FW o seu 7º Jantar Africano com show cultural, aos moldes das edições anteriores, com uma culinária especial e exclusiva para toda a região.

A primeira novidade para esta edição é a parceria firmada com a Ordem dos Advogados do Brasil - subseção de FW - que possibilitará a realização do 7º Jantar Africano bem no coração da cidade, facilitando o acesso a todos. A segunda novidade para o referido evento, justamente pelo Jantar Africano se tratar de uma festividade de integração cultural, é a participação inédita da etnia polonesa Karol Vojtyla de FW. Durante o evento serão resgatados elementos históricos e culturais do trabalho dessa associação que tanto já fez pela cultura de nosso município. A etnia também proporcionará, durante o jantar, a degustação do famoso “Pierogi”, pastel típico polonês que tanto se destaca na culinária mundial. Uma terceira novidade será a presença do professor, filósofo e psicopedagogo Baderha Kalema, natural do Congo, que já viveu em vários países e atualmente reside no Brasil, e que em algum momento irá proferir algumas palavras aos presentes sobre a importância da integração multicultural. Será uma honra podermos escutá-lo.

Além dessas três novidades e outras que ainda estão por ser confirmadas, seguem mantidas as parcerias já estabelecidas nas edições anteriores com as etnias árabe-libanesa e alemã, com a presença de seus integrantes e com pelo menos um prato típico de cada uma dessas culturas na culinária do Jantar Africano. Os pratos típicos do jantar, como sempre, serão preparados sob a supervisão e experiência de nossa “master chef” Fatumata Silá, chefe da cozinha que dá o toque do tempero tradicional em todas as edições. Após o jantar, teremos o show de danças afro-brasileiras sob a coordenação do Grupo Herdeiros de Zumbi, da cidade de Ijuí.

Participe! Adquira seu ingresso! Será uma noite inesquecível!

Comentários