A Programação para 2016
Sexta, 15 de Janeiro de 2016

Olá caro leitor! Na semana passada, mostramos a “lista universal” de desafios da Associação Cultural Atena para o ano de 2016. Como prometido, nesta semana passamos a divulgar a lista básica de projetos, programas, cursos de formação e realização de eventos artísticos e culturais dos mais diversos temas previstos para este ano. A ideia é que o público aprecie o que teremos pela frente e que os voluntários se preparem para trabalhar naquelas ações que mais simpatizarem. O trabalho voluntário é um dos mais nobres que existe, pois ele não está atrelado obrigatoriamente a contrapartidas: a pessoa o faz sem esperar nada em troca, o que é uma verdadeira expressão de amor para com os demais. Esse é o espírito que caracteriza os esforços dentro da ONG Atena.

Para 2016, a ACA prevê a continuidade dos projetos socioculturais:

1. Palestra Cultural Gratuita (PCG)
2. Meio Ambiente e Ecologia (MAE)
3. O Resgate da Matemática (ORM)
4. Cine Atena (CIA)
5. África-Brasil (ABRA)
6. Festival Cultural Atena (FCA)
7. Teatro Itinerante Atena (TIA)
8. Literatura Ateniense (PLA)
9. Meditação Ateniense (PMA)

Em relação aos cursos de formação de voluntários, estão previstos:

1. Filosofia Ateniense
2. Psicologia Ateniense
3. Sabedoria do Oriente
4. Mitologia Grega

Além disso, dentre os diversos eventos desenvolvidos junto à comunidade, a ACA seguirá apostando em dois deles que apresentam maiores resultados quanto à integração sociocultural:

1. Festival Atena - integrando os artistas e produtores culturais regionais (em junho)
2. Jantar Africano - integrando as etnias e as culinárias regionais (em novembro)

Talvez o maior de todos os desafios que temos pela frente seja o de avançar mais nas experiências que possibilitarão a futura construção de uma escola de formação integral, que cuidará da escolaridade do ser humano desde o seu nascimento até a sua morte, num ambiente onde as pessoas passarão boa parte de seus dias envolvidas com o aprendizado de questões artísticas, filosóficas, políticas, científicas e culturais. Desde 2008 a ACA já tem a experiência de desenvolvimento de uma academia filosófica com cursos, projetos e programas destinados mais exclusivamente aos adultos. A trilha que nos falta é estabelecer projetos exclusivos voltados à escolaridade de adolescentes e, posteriormente, de crianças. Se você se identifica com nossas propostas, junte-se a nós! Vamos somar esforços!

Comentários