ACA em Departamentos
Sexta, 12 de Fevereiro de 2016

A estrutura organizacional interna da Associação Cultural Atena apresenta uma forma piramidal, estreitamente associada à inspiração trina de seus ideais, à representação triangular inserida em seu brasão.

São dez os departamentos internos responsáveis pela vida ativa e materialização dos ideais que norteiam a associação, e o modelo apresentado no diagrama a seguir dá uma ideia de sua estruturação e organização.

Os departamentos, como se pode observar no diagrama, possuem denominações em Latim, que é a língua indo-europeia ancestral do nosso português e de tantos outros idiomas neolatinos como o francês, espanhol, italiano, romeno, catalão etc. O uso dessa língua na denominação dos departamentos deve-se ao caráter de universalidade que a mesma já teve no passado, suscitando de alguma forma a integração entre os povos.

Cada departamento tem um papel fundamental de ação e integração dentro e fora da associação, e suas denominações indicam essencialmente quais são suas funções características e constitucionais.

Os três departamentos do topo da pirâmide estão voltados mais especificamente à condução e organização geral da associação. “Aquilla” (águia) é o departamento encarregado da direção, administração, planejamento, legislação, contabilidade e representação, entre outras atividades e responsabilidades. “Caballariu” (Cavaleiros) é o departamento encarregado das questões de infraestrutura, segurança, manutenção, almoxarifado, entre outras. “Domina” (Damas), por sua vez, é o departamento que cuida da estética, decoração, cerimoniais, convocações, jardinagens e outras questões relacionadas à organização.

Já os sete departamentos que compõem a base de sustentação da pirâmide estão voltados mais especificamente à elaboração e promoção de projetos, pesquisas, cursos, palestras, seminários, atividades e ações de cunho ideológico, filosófico e sociocultural, em consonância com os objetivos, princípios e ideais da associação.

O departamento “Ars” (Artes) é responsável pelas ações socioculturais que envolvem música, literatura, teatro, pintura, dança, artesanato, culinária etc. O departamento “Scientia” (Ciências) ocupa-se com estudos, pesquisas, cursos e palestras que envolvem as Ciências Exatas, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas etc. O departamento “Politica” (Políticas) é responsável pelas ações que envolvem as áreas do Direito, História, Gramática, Oratória, Línguas etc. O departamento “Religione” (Religiões) está associado às ações dentro das áreas da Filosofia, Psicologia, Numerologia, Astrologia etc. O departamento “Corpus” (Corpo) ocupa-se com os Esportes, Artes Marciais, Gincanas, Trilhas, Viagens etc. O departamento “Anima” (Alma) é responsável pelas Comunicações, Marketing, Editoriações, Artes Gráficas, Biblioteca etc. Por fim, o departamento “Spiritus” (Espírito) desenvolve ações ligadas à Meditação, Disciplina, Mitologia, Simbologia, Ritualística etc.

O trabalho integrado e harmônico dos dez departamentos é condição essencial para o cumprimento da missão que nos cabe como associação cultural e filosófica inserida numa sociedade que precisa resgatar os seus valores morais e reconduzir sua trajetória ao objetivo comunitário.

Comentários