Café Cultural Atena
Sexta, 18 de Novembro de 2016

Pioneirismo! Essa é a marca do primeiro “Café Cultural Atena”, a ocorrer no dia 19 de novembro, um sábado, das 17h às 20h, no salão de festas da OAB de Frederico Westphalen/RS.

Estamos buscando diretamente nas raízes a força que nos sustenta para seguir no caminho do desenvolvimento cultural de nossa cidade e região! É claro que a arte e os artistas estarão presentes neste café, embelezando a atmosfera que caracteriza nossos eventos. Porém, o encanto maior certamente será dado pelas esmeraldas, pérolas, painitas, ônix, rubis e diamantes preciosos nativos que se farão presentes neste evento: os pioneiros culturais.

Nestas semanas que antecedem o Café Cultural Atena, temos trilhado por ruas, caminhos e labirintos, em busca dessas joias que tanto fizeram pela cultura de nossa cidade e região ao longo de todas as suas vidas, os pioneiros de associações e grupos culturais.

Para essa primeira edição, convidamos algumas das personalidades mais representativas dos grupos étnicos que, em tempos idos, lançaram as sementes que iriam se transformar em raízes, caule, folha, flor e fruto da multiplicidade humana que caracteriza nosso povo. Encontramos sempre as portas abertas e as almas brilhantes daqueles que nos receberam e cordialmente aceitaram nosso convite. Conseguimos lançar um chamado de integração aos pioneiros de, pelo menos, quatro grupos étnicos tradicionais de nossa colonização: a italiana, a polonesa, a alemã e a árabe-libanesa. Também lançamos o chamado aos pioneiros do Centro de Tradições Gaúchas (o CTG) e aos pioneiros da cultura africana em nossa cidade. Além disso, fizemos um chamado aos pioneiros do grupo indígena Rio dos Índios, de Vicente Dutra, que há um bom tempo desenvolve um trabalho cultural belíssimo em nossa região. Por fim, escolhemos uma madrinha especial para essa nossa festa cultural! Nada mais nada menos que a Sra. Nery Wirti, que dispensa apresentações. Ela estará abrilhantando imensamente nosso café, juntamente com a Bela e demais bonecas de pano!

O “Café Cultural Atena” passa a ser, a partir dessa primeira edição, um evento anual voltado à valorização da arte e da filosofia de vida, acompanhado de deliciosas guloseimas (salgados, bolos, cucas, chás e café). Teremos no dia 19 de novembro exposições de pinturas e artesanatos, apresentações musicais, pronunciamento histórico dos pioneiros culturais de nossa região, apresentações de danças e muito mais. Os ingressos podem ser adquiridos no consultório de Samia Younes Prá, em frente aos correios de FW. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 99995-3811 ou na página institucional da ACA no Facebook.

Comentários