Parceiros de Fé
Sexta, 25 de Novembro de 2016

No último sábado, dia 19 de novembro, realizamos o primeiro “Café Cultural Atena”, no salão de festas da OAB de Frederico Westphalen/RS.

Foi magnífico! Arte, culinária, história, pioneirismo das etnias e filosofia, tudo num lugar só! Um momento especial para todos nós!

Hoje, precisamos reconhecer e agradecer publicamente a todos os atores da linha de frente do Café, aqueles para os quais nossos olhos se voltaram pelo valor cultural agregado ao evento.

Assim, fica um agradecimento especial aos pioneiros das etnias que abrilhantaram o Café Atena: Ahmad e Mahmoud Younes (Árabe-Libanesa), Armandio Hoffmann (Alemã), Estevão Gadonski (Polonesa), Henrique Pereira dos Santos (Gaúcha), Luiz Panosso Netto (Italiana), Roberto Pêrókág dos Santos (Indígena-Brasileira) e Samba Sané (Africana).

Agradecimentos especiais também aos artistas que harmonizaram o ambiente com sua mais requintada arte: Spaolonzi Junior e Igor Younes Prá (pintura em telas); Hélio Wahlbrinck, Ilíria François Wahlbrinck, Mateus François Wahlbrinck e Marcelo Bittencourt (música); Sidinei Ulbrik e Volkstanzgruppe Sunrros (dança); e a querida “fada madrinha” desta primeira edição, Nery Wirti, que com seus livros, bonecas de pano e palavras poéticas encantou a todos pela força e energia cultural que emana de seu ser!

Por fim, o agradecimento mais que especial a todos os parceiros de fé, ou melhor, “parceiros de café”, que possibilitaram a realização desse evento: OAB-FW, Liga do Câncer, Grafimax, Mercado Barril, Mercado Bertoletti, Mercado Peretto, Cia dos Pães, Padaria Primavera, Lourdes Panno Salgados, Rádio Luz e Alegria, Jornal Folha do Noroeste, O Alto Uruguai, Influx, Unna Maison, Rivia Bossoni, Odilara Caovilla, Mari Franciscatto, Hélica Ruaro, e a toda a comunidade em geral e, principalmente, a todos os voluntários da ACA, que estão sempre prontos a colaborar para a evolução e integração cultural de nossa região.

O “Café Cultural Atena” passa a ser, a partir dessa primeira edição, um evento anual voltado à valorização da arte e da filosofia de vida, acompanhado de deliciosas guloseimas (salgados, bolos, cucas, chás e café), regado à música boa e companhias da melhor qualidade, os voluntários culturais!

Esse é o formato que nós, da Associação Atena, propomos inicialmente. Mas alguns presentes até comentaram que a semente para uma futura festa das etnias em nossa cidade foi lançada com este evento. Independentemente do que aconteça, o que teremos nos anos vindouros certamente serão surpresas ainda melhores. Toda a nossa população merece vivenciar a experiência de integração das culturas com muita arte e alegria. É algo que nos faz muito bem!

Gratidão a todos! Fiquem em paz!
 

Comentários