Liceu Cultural (Parte 5)
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017

Num país como o Brasil, onde as diferenças sociais, educacionais e culturais são acentuadas, todos os trabalhos direcionados à socialização e desenvolvimento cultural são importantes e necessários. É neste amplo contexto que se justifica a criação de um Liceu Cultural em Frederico Westphalen, buscando-se trabalhar a formação cultural diversificada em adolescentes de 13 a 18 anos de idade, através de atividades teórico-práticas ligadas às mais distintas áreas do conhecimento.

O Liceu Cultural justifica-se ainda mais por ampliar o leque de opções para uma adequada formação intelectual e cultural dos cidadãos na medida em que permite o desenvolvimento de suas habilidades de concentração, criatividade, raciocínio, expressão, musicalidade e percepção da realidade que nos cerca.


Estrategicamente, objetivos específicos foram traçados:

1) Montar equipe de formadores, voluntários e colaboradores interessados em desenvolver um projeto de formação de cidadãos e líderes através da educação cultural;

2) Elaborar programa e cronograma de atividades teórico-práticas de formação intelectual e cultural que possibilitem o desenvolvimento das habilidades de concentração, criatividade, raciocínio, expressão, musicalidade e percepção da realidade que nos cerca;

3) Prever a infraestrutura para a realização do projeto, associado à viabilidade e adequação de orçamento;

4) Estabelecer indicadores de resultado e indicativos de continuidade do projeto;

5) Criar parcerias locais com agentes e instituições colaboradoras a fim de oferecer à sociedade mais uma opção para a adequada formação intelectual e cultural de seus adolescentes;

6) Compor duas turmas de adolescentes de 13 a 18 anos de idade para o desenvolvimento do projeto em seu primeiro ano;

7) Desenvolver, monitorar e avaliar periodicamente os resultados e evolução das ações propostas;

8) Revelar talentos no campo da retórica, da linguagem, do raciocínio lógico-matemático, da criatividade e da musicalidade;

9) Incentivar comportamentos de participação, organização, fraternidade, tolerância, conhecimento, cidadania e liderança;

10) Realizar uma cerimônia de encerramento do primeiro nível com os líderes formados.
Neste ano de 2017, tais objetivos já começaram a materializar. Até o exato momento, dos 10 objetivos específicos previstos, os quatro primeiros já foram alcançados. Durante o mês de março cumpriremos com o quinto e o sexto para, aí sim, em abril, iniciarmos as formações dos adolescentes.

Se você se identifica com esse grandioso desafio, entre em contato e seja um voluntário ou parceiro do projeto. Esse é o momento! Sua colaboração certamente fará muita diferença!

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