Liceu Cultural (Parte 6)
Sexta, 03 de Março de 2017

Estamos chegando ao fim dessa série de colunas semanais voltadas à apresentação do projeto Liceu Cultural da ACA. Essa é a penúltima coluna e, enfim, vamos ressaltar e descrever mais sobre as etapas de desenvolvimento desse projeto. São três as etapas fundamentais:

1ª Etapa (jan-fev 2017): Formação de uma equipe de trabalho executora do projeto, elaboração do programa e do cronograma, previsão da infraestrutura e orçamento, e estabelecimento dos indicadores de resultados com indicativos de continuidade do projeto.

2ª Etapa (março 2017): Estabelecimento de parcerias institucionais e composição das turmas de adolescentes.

3ª Etapa (abr-dez 2017): Desenvolvimento do projeto associado a monitoramentos, avaliações, observações e ajustes periódicos para o efetivo sucesso da proposta, encerramento do ciclo do primeiro ano de implantação do projeto com formatura dos aprendizes e as devidas finalizações, incluindo os relatórios finais.

Em cumprimento ao cronograma, a primeira etapa já foi executada. Já foram mobilizados formadores, voluntários e colaboradores interessados em desenvolver esse projeto. A equipe montada já realizou encontros e reuniões na sede da ACA identificando as infraestruturas disponíveis, definindo os indicadores de resultados e indicando positivamente a possibilidade de continuidade do projeto.

Agora, em março, temos um desafio ainda maior, a segunda etapa: estabelecer parcerias institucionais com organismos públicos e privados da cidade de Frederico Westphalen que possuem potencial para adesão a este tipo de projeto. Ao mesmo tempo, também devemos mobilizar as escolas a fim de compormos duas turmas de adolescentes de 13 a 18 anos de idade para o desenvolvimento do projeto em seu primeiro ano.

O processo de seleção envolve o contato com todas as escolas do município de Frederico Westphalen que possuem alunos nesta faixa etária. É indispensável que o adolescente interessado em participar de uma destas turmas esteja regularmente matriculado em uma dessas escolas, estando em dia com suas obrigações escolares.

A intenção é que se tenha uma turma no turno da manhã e outra no turno da tarde, com encontros semanais de no mínimo uma hora, principalmente na sede da ACA onde ocorrerá a maior parte das aulas. Outros locais poderão ser sugeridos e utilizados durante o desenvolvimento do projeto caso a equipe executora entenda ser mais apropriado para o melhor rendimento do curso.

Na semana que vem continuaremos a descrever a segunda etapa, principalmente quanto aos critérios de preenchimento das vagas, que muito deve interessar aos pais, professores e próprios adolescentes que desejem se engajar nessa experiência de cidadania e liderança em nossa cidade.

Até lá! Fiquem em paz!

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