Dupla linha de ação
Sexta, 18 de Agosto de 2017

A Associação Atena é uma ONG cultural que possui duas linhas principais de ação: Formação Cultural e Integração Social.

A “Formação Cultural” é um processo mais interno da Atena. Envolve a formação do indivíduo através de cursos de diversas áreas culturais e de diversas áreas do conhecimento. A música, o teatro, o cinema, a ética, a filosofia, a sociopolítica, a história, a psicologia e as ciências naturais são algumas das áreas a que destinamos esforços para a educação e a formação dos associados, colaboradores e voluntários envolvidos com a instituição. É muito importante que os voluntários despertados pelo amor à sabedoria tenham uma formação cultural amplificada para que possam se tornar agentes dos projetos socioculturais da ONG Atena. Entendemos que os processos de integração social carecem antecipadamente da “formação cultural” dos envolvidos para que efetivamente apresentem resultados pacíficos e humanitários.

A “Integração Social” proposta pela ACA, por sua vez, apresenta um caráter mais externo e proativo. Não basta o aprendizado em si, por mais importante que ele seja para o indivíduo. É preciso exercê-lo em prol do bem comum, para o benefício de tudo e de todos. É o que adotamos e chamamos de “filosofia ativa”, que envolve o investigar, o organizar e o colocar em prática. Este é o fim último da Associação Cultural Atena e para este propósito é que realizamos ininterruptamente o chamamento àqueles que estão prontos a participar da construção de um mundo justo e fraterno - um mundo melhor para se viver - através da arte e da cultura, tão essenciais à felicidade humana.

A arte da “Formação Cultural” é, propriamente, a arte da lapidação da pedra bruta para que a mesma se torne um belo diamante. Já a arte da “Integração Social” é a arte da irradiação da luz divina que bate sobre cada diamante e deve ser difundida para todos os cantos existenciais de nossas vidas.

Na chegada desse mês de agosto de 2017, mais uma turma de Psicologia Ateniense foi aberta para a “Formação Cultural” dos voluntários que se apresentam para este nosso propósito. Atualmente temos formações culturais em Filosofia, Sabedoria Oriental, Psicologia, Yoga, Meditação e “Cidadania e Liderança para adolescentes”, através do projeto Liceu Cultural. E quanto à “Integração Social”, após a recente realização da 2ª Conatepe e do fantástico 7º Festival Atena, esperamos reunir a comunidade regional novamente num dos nossos eventos tradicionais gastronômicos, o Café Cultural ou o Jantar Africano, que sempre acontecem no mês de novembro! Até breve e boa semana a todos!

Comentários