Frederico e a Matemática
Sexta, 28 de Fevereiro de 2014

O município de Frederico Westphalen completa 59 anos de emancipação neste dia 28 de fevereiro de 2014. Parabéns aos seus desbravadores e a todos os seus cidadãos que hoje podem comemorar uma convivência especial nesta cidade tão tranquila e promissora. Tranquila porque ainda estamos distantes das grandes confusões e tumultos que acontecem nas grandes cidades e capitais nacionais e internacionais. Promissora porque a população realmente trabalha pelo desenvolvimento da economia e da cultura em seus mais diversos campos de ação, seja na saúde, no comércio e no setor agrícola, ou seja, no bem social e na educação, que se constituem as bases fundamentais para os avanços em todas as demais. 

Pois neste ano que é considerado o ano da matemática para as escolas, a Associação Cultural Atena almeja contribuir mais intensivamente para a educação básica desenvolvida neste município, através de um projeto de resgate desta ciência-arte dos números e suas relações. 

A educação matemática nas escolas é feita de maneira universalizada e intensa. Universalizada porque em todos os países a matemática ensinada é praticamente a mesma. Intensa porque ela acontece em quase todos os anos de escolaridade e para todos, com um peso muito alto na distribuição de cursos das escolas. E isto efetivamente coloca a matemática em uma situação privilegiada.

Inúmeras são as considerações feitas a respeito da importância da educação matemática na formação dos cidadãos. Além de sua universalidade, a educação matemática ajuda-nos a pensar com mais clareza e a raciocinar melhor, sendo-nos útil como instrumento para a vida e o trabalho. Além do mais, possui uma beleza intrínseca como construção lógica e formal.

A matemática é parte integrante das nossas raízes culturais. Está presente em todas as ciências e desenvolvimentos tecnológicos que aconteceram ao longo da história nas mais diversas regiões e civilizações. Além do mais, tem valor utilitário destacado em modelagens, formulação de problemas, representação de fenômenos, estatísticas, engenharia, economia, teoria dos jogos e operações de sistemas lógicos e computacionais, especialmente de informática.

Para a organização justa e harmoniosa de uma sociedade são necessárias políticas públicas pautadas numa “distribuição e equalização matemática” das funções e responsabilidades que cabem aos governos e à própria população. Até mesmo na arte e na cultura identificamos a simetria matemática das formas e proporções como sinônimo de beleza e perfeição. A música, por exemplo, apresenta uma estrutura matemática composta de ritmos, compassos e métricas.

Em suma, a matemática está presente em toda a natureza, e sua importância se revela na medida em que buscamos entender todo este universo que nos cerca. Desta forma, a educação matemática é essencial para a formação de cidadãos que sejam capazes de desempenhar suas verdadeiras vocações de forma harmoniosa, equilibrada e justa em um mundo cada vez mais interativo e globalizado.

Parabéns Frederico Westphalen por mais um ano de existência. Pode contar com a nossa associação dentro da missão que nos cabe, a de apoiar o desenvolvimento cultural, educacional e formativo em prol da evolução e bem-estar de todos os que vivem aqui nesta cidade. Neste ano, olhemos mais para a educação matemática!

 

Giancarlo Cerutti Panosso

Comentários