Abertura de Chacras
Sexta, 08 de Novembro de 2013

(Parte VII)

Caro leitor! Hoje vamos abordar o quinto chacra, que é o chacra da comunicação, da expressão e da eloquência. Como não poderia deixar de ser, este quinto centro de energia corporal se localiza na região da garganta, sendo também conhecido como chacra laríngeo ou chacra do som. Um som que só se revela em harmonia através da expressão verdadeira. Por isso, este centro energético também é considerado o chacra da Verdade.

Quando o quinto chacra está equilibrado, revela uma cor azul-claro homogênea, da cor do nosso céu. Em harmonia, este chacra tem a função de representar o centro da verdade, da linguagem, do conhecimento e da habilidade para comunicação efetiva. É por isso um dos chacras mais importantes para os radialistas, jornalistas, oradores, cantores, professores etc. Através dele se manifesta a autenticidade do ser, a autoexpressão, a interação saudável. Todavia, quando o quinto chacra se encontra em desarmonia, acontecem problemas na voz, surge a insegurança, a timidez, o medo da opinião e julgamento de outras pessoas, provocando o enfraquecimento da expressão e das habilidades descritivas. O desequilíbrio deste chacra causa dificuldade também na capacidade de extravasamento das emoções.

O quinto chacra governa a área alta dos pulmões, o esôfago, os brônquios, as cordas vocais, a garganta, a boca, o nariz, os ouvidos e, principalmente, a tireoide. Por esta razão, este centro de energia tem muito a ver com o metabolismo do corpo físico. Problemas de hiperatividade ou hipoatividade podem ser exclusivamente reflexos do desequilíbrio da chacra laríngeo.

Sob o espectro psicológico e filosófico, o chacra da garganta é fortemente bloqueado pela falta da verdade. Daí, o processo de abertura deste chacra pressupor que seja feita a seguinte pergunta pessoal:

– Que mentiras eu estou contando para mim mesmo...?

Identificados os pontos desta questão, o caminho para harmonização do quinto chacra passa obrigatoriamente pela adoção de uma conduta que busque extirpar todo e qualquer tipo de mentira que possa existir em nossa vida. Buscar sempre a verdade, dentro de si mesmo, como fonte de inspiração para a prática de uma vivência saudável e respeitosa, é uma atitude admirável que provoca uma transformação fantástica em nosso ser. As angústias, os medos e inseguranças acabam desaparecendo naturalmente e após isto nos tornamos mais confiantes para viver de forma mais equilibrada e compactuada com o mundo que nos rodeia. Por isso, busque sempre a verdade, doa a quem doer!

Até semana que vem!

Comentários