Ideais Atenienses
Sexta, 11 de Abril de 2014

Caro Amigo Leitor! Nas edições passadas pudemos entender melhor o que é um Ideal, identificando as ideias-base que se apresentam como raízes à nossa associação. Hoje, finalmente, podemos falar sobre os Ideais que sustentam a associação Atena. Pois então vamos lá.

Essencialmente, os “Ideais Atenienses” são três, em consonância com o triângulo simbólico da nossa logomarca: o “Ideal da Fraternidade Humana”, o “Ideal da Tolerância” e o “Ideal do Conhecimento”. Todos estes Ideais corroboram com a nossa filosofia de trabalho no amplo campo cultural em que nos propomos a atuar. São Ideais que orientam nossas atividades e pensamentos dentro de duas principais linhas de ação: a de “Formação Cultural” e a de “Integração Social”. 

O Ideal da Fraternidade Humana está associado ao primeiro princípio da maioria das instituições filosóficas e culturais clássicas. Ele inspira a formação de núcleos de fraternidade humana onde não exista qualquer distinção de raça, cor, sexo, religião, nacionalidade ou condição social. É um Ideal de Irmandade, que prioriza muito mais o “ensinar a pescar” do que o “dar o peixe”.

O Ideal da Tolerância, por sua vez, está associado ao princípio do reconhecimento do valor da fé ou crença de todos os seres humanos, associado ao estudo comparativo das artes, ciências, filosofias e religiões. Através deste princípio, aprendemos a respeitar a alma de cada indivíduo, que busca a verdade através dos mais variados caminhos, os quais ninguém tem o direito de intervir. Quanto mais reconhecemos estes valores e realizamos os estudos comparativos, mais ampliamos nossa tolerância e mais identificamos a manifestação harmônica do uno em todas as partes.

Já o Ideal do Conhecimento está associado a um terceiro princípio filosófico clássico, que trata da investigação das leis inexploradas da natureza e das virtudes e poderes latentes do homem. Trata-se de uma Ciência que abrange o lado físico como também o lado suprafísico da natureza, tanto o conhecimento já alcançado pela ciência moderna como a parte oculta das coisas, seja na natureza, seja no próprio homem. 

Para além destes três Ideais inspiradores, há também um quarto Ideal que começa a ser seguido por alguns membros da nossa associação: é o Ideal da Perfectibilidade Humana. Mas isto é assunto para a próxima semana! Até lá!

Comentários