Noite Africana
Sexta, 15 de Novembro de 2013

 

Olá caro amigo leitor! Não podemos deixar de comentar nesta e na próxima edição que no vindouro dia 23 de novembro estaremos realizando o 5º Jantar Africano da Associação Cultural Atena (ACA) na sede da AABB de FW.

A ideia de se fazer um jantar africano aberto à comunidade surgiu em 2009 em decorrência de uma simples questão: muitos amigos e conhecidos queriam porque queriam experimentar os pratos da culinária africana tão bem preparados e difundidos pela nossa irmãzinha Fatumata Sila, esposa do professor Samba Sané, ambos estrangeiros de Guiné Bissau, África, mas já naturalizados no Brasil e associados à nossa ONG Cultural Atena.

Pois bem, continuando, lembro que a casa do professor Samba já não tinha mais espaços para os jantares típicos que fazíamos. Estava ficando difícil acomodar a todos os que se revelavam ávidos por experimentar o sabor das iguarias e temperos da comida africana. A propaganda havia se espalhado por toda a cidade! Quem experimentava, já no outro dia saía comentando o quanto havia gostado de ter provado pratos tão diferentes e saborosos, pratos que hoje são a base do cardápio do quinto jantar no próximo dia 23: o “Assado de Cabrito” com tempero especial, o “Pastel de Peixe” (imbatível e inigualável), o “Arroz Colorido”, o “Caldo de Mancara” (um caldo com molho especial a base de carne e amendoim) e a “Cafriela” (um assado de frango com um tempero e sabor indescritível).

Não nos restava outro caminho senão o de ampliar este espaço e momento para que muitos outros amigos tivessem esta oportunidade, mesmo que fosse uma só vez ao ano. E nesta proposta viemos trabalhando a ponto de chegarmos à quinta edição do jantar neste ano de 2013. Um jantar que não se resume apenas à degustação gastronômica. Pelo caráter cultural que norteia nossa associação, todos os anos também tratamos de agregar ao jantar diversas atrações artísticas especiais. São apresentações de danças, músicas, ritmos, instrumentos e indumentárias intimamente associadas à temática afro-brasileira.

Nesta quinta edição, em especial, os presentes poderão assistir às apresentações e batizados de capoeira com mestres locais e estaduais, além de poderem curtir e dançar ao som de um show de pagode que acontecerá ao final do jantar, ambos os espetáculos sob a responsabilidade do grupo cultural Oxósse.

Mais informações podem ser obtidas pelo email atenafw@gmail.com ou pelo telefone (55) 9995.3883. Participe, compre logo seu ingresso, pois os lugares são limitados! O valor do ingresso antecipado é de 25 reais por pessoa e pode ser adquirido na sede do jornal Folha do Noroeste, na sede da UERGS ou em nossa Associação.

Giancarlo Cerutti Panosso

Comentários