Atividade física e o envelhecimento (parte 2)
Sexta, 15 de Janeiro de 2016

As pessoas dizem: - Tenho sessenta anos e tenho as seguintes dúvidas:

1.- "Não sou velho demais para iniciar atividades físicas?"

- Estudos realizados em mulheres que iniciaram atividades e exercícios físicos a partir dos 65 anos em caminhadas diárias de 1,5 km, reduziram em 50% seu risco de morte. Da mesma maneira, os homens que se exercitaram reduziram em 44% esse risco.

- Por outro lado, homens e mulheres sedentários tiveram o dobro de probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares do que os que possuíam boa forma física. A má forma física foi o fator de risco cardiovascular individual com mais peso do que a pressão alta, o colesterol alto e a obesidade.

2. Posso iniciar atividades físicas sendo uma pessoa sedentária?

- Qualquer pessoa, mesmo com idade avançada, pode iniciar atividades físicas. Para tanto, necessita realizar uma avaliação médica antes de começar. As situações que tornam indispensável a consulta ao médico são:

- Ter idade acima dos 50 anos e que nunca se exercitaram.

-Ter história familiar de doenças cardíacas.

-Ser portador de doença cardíaca ou pulmonar, hipertensão, diabete, artrite ou asma.

-Estar inseguro quanto a sua saúde.

3.- Que atividade física é a ideal para mim?

- A atividade física ideal deve se adequar ao objetivo desejado.

- As pessoas que querem melhorar seu condicionamento, emagrecer, controlar o diabete ou a hipertensão, são recomendadas as caminhadas diárias com duração maior do que 30 minutos. Podem ser substituídas pela hidroginástica, dança aeróbica, esteira, bicicletas, simuladores e outros.

-Exercícios físicos em academias são indicados para pessoas com perda de massa muscular por cirurgia, sedentarismo ou atrofias de múltiplas causas, osteoporose, principalmente da coluna e dos membros inferiores, ou ainda para pessoas que tenham perdido a resistência física ou aumentado o abdômen.

-A hidroginástica e a natação são especialmente recomendadas para as pessoas que possuam sérios problemas de coluna, de articulações dos membros inferiores ou ainda sejam portadoras de próteses de articulações dos mesmos.

4.- Como eu vou criar motivação?

- Na verdade, a maior dificuldade da atividade física é a motivação pessoal. Procure entender que a atividade física irá levá-lo a um aumento da longevidade, mas mais importante, a uma melhor qualidade de vida. Embora seja bom que seus familiares e amigos lhe ajudem a ter uma motivação, o que vai lhe incentivar é sua motivação pessoal. "Vou viver mais e melhor".

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