ATIVIDADE FÍSICA E O ENVELHECIMENTO parte 3
Sexta, 22 de Janeiro de 2016

5 - Se eu iniciar uma atividade física, terei persistência em mantê-la?

A maior dificuldade de realizar um programa de atividades físicas é o começo. Procuramos sempre um pretexto para não fazê-las. Estou muito ocupado, tenho de dar mais atenção à família e outros. Tempo é questão de preferência. Sempre podemos achar um tempo para nos exercitar. Mas uma vez iniciado, tem-se medo de não persistir.
A Clínica Mayo dos Estados Unidos propõe um plano de ação de 10 tópicos, que citarei abaixo com adequação à nossa realidade.

1- Analise experiências prévias que falharam. Aja para corrigir as falhas anteriores.

2- Seja humilde. Peça apoio. Solicite que sua família e seus amigos lhe cobrem sua persistência. Eles são peças-chave em sua continuidade.

3 - Comece devagar: Não faça um plano muito audacioso por querer progredir rápido. O corpo pode sentir dores musculares, câimbras e inchaço, que servirão de pretexto para desistir.

4 - Escolha atividades que goste. Caso goste de nadar, escolha natação ou hidroginástica. Se não, exercícios em aparelhos serão mais indicados. Programas em academia são agradáveis, pois lá se fazem amizades e relacionamentos.

5 - Estabeleça metas de curtos passos a serem cumpridas. Por exemplo: se não estiver acostumado a caminhar, procure fazê-lo iniciando com 400 metros, aumentando progressivamente até atingir 4 km diários, sem que isso lhe traga desconforto. Lembre-se que a intensidade da caminhada não deve ser muito grande: ela estará adequada quando você puder conversar naturalmente durante a mesma. Na academia, inicie por pequenos pesos e múltiplas repetições. Afixe na geladeira ou no banheiro suas metas para lembrar-se delas constantemente. Não faça alongamentos com o corpo frio. Não faça exercícios pela manhã sem ingerir algo que lhe dê energia, como uma fruta, um café ou mesmo pão e bolachas.

6 - Monitore e valorize seu progresso. Analise periodicamente o que conseguiu. Orgulhe-se de cada meta alcançada. Isso elevará sua autoestima e fortalecerá a continuidade de seu programa.

7 - Planeje os exercícios. Procure determinar horário diário para cumprir o planejado. A rotina e o horário da atividade física são importantes para não atrapalhar as demais atividades.

8 - Aceite a ambivalência. Haverá dias de desânimo para a atividade. Aceite sua ocorrência eventual. Não a torne rotineira, pois se assim o fizer provavelmente desistirá ao fim de pouco tempo.

9 - Procure recompensar o término dos exercícios com um tempo livre para sentir o bem-estar que surge após os mesmos.

10 - Procure fazer com que sua atividade seja prazerosa. Convide amigos ou familiares para realizar as caminhadas. Na academia, faça novas amizades que lhe tragam o prazer de suas presenças.

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