Atividade mental e envelhecimento (parte 5)
Sexta, 11 de Março de 2016

6. Reduza o estresse

Está provado que o estresse agudo é um fator positivo, pois desafia a pessoa a superar seus limites. O estresse crônico é altamente prejudicial porque tira o sono, reduz os processos mentais, enfraquece o sistema imune e acaba levando o paciente à fadiga e à doença. Pode levar à depressão e à ansiedade.
Para evitar o estresse, evite realizar tarefas que não lhe agradem. Ocupe-se e não se preocupe. O exercício regular reduz em muito o estresse crônico.
Quando você analisa o que já passou em sua vida, lembre-se dos fatos alegres, que foram muitos, e esqueça os poucos fatos tristes, enfim, seja feliz por ter vivido até então, pois muitos ficaram no caminho.
Lembre-se que atividades espirituais regulares prolongam a vida. Quando vemos idosos em cultos ou missas, devemos mudar a ideia de que aquela pessoa é idosa por frequentar regularmente uma atividade de promoção espiritual. Rezar, crer, frequentar missas ou cultos religiosos prolongam a vida e a tornam mais agradável.

7. Seja otimista:

Estudos na Clínica Mayo, dos Estados Unidos, ao acompanharem diversas pessoas por 30 anos identificaram que os otimistas viviam melhor, apresentavam menos doenças cardíacas e vasculares, eram menos sujeitas a infecções e recuperavam-se mais rapidamente das doenças e das cirurgias.
Ao contrário, os pessimistas são propensos à depressão, tem baixa imunidade e necessitam mais frequentemente dos serviços médicos.
Procure ser um otimista praticando as seguintes mudanças comportamentais:
• Esteja ciente de seus pensamentos negativos e os elimine.
• Sonhe com conquistas constantemente e procure realizá-las.
• Se perder um emprego ou uma oportunidade, pense que é uma grande chance para se reinventar.
• Recorde e saboreie os acontecimentos felizes de sua vida.
• Procure realizar prazeres simples que sejam facilmente atingíveis, como ler um livro, assistir um filme, tomar um café ou jogar cartas com amigos.
• Perdoe sempre, pois quem perdoa sente a felicidade de seu gesto.
• Seja gentil, pois a gentileza é sempre retribuída com sorrisos que nos alegram.
• Agradeça sempre a Deus por suas bênçãos e pelas alegrias vividas diariamente.

Comentários