ORIENTAÇÃO ALIMENTAR (Parte 3)
Sexta, 01 de Abril de 2016

HIDRATOS DE CARBONO:

Carboidratos são os alimentos mais presentes na dieta do brasileiro. São necessários para gerar energia, principalmente nas pessoas que têm muita atividade física, como atletas e trabalhadores braçais, mas devem ser ingeridos com moderação pelas pessoas de vida sedentária. Os carboidratos mais saudáveis são fabricados com grão integral. Podem ser de trigo, de aveia, de arroz e de outros tantos.

Os carboidratos em que se usam cereais polidos e os retirados da batata-inglesa têm menos qualidade que os integrais, sendo, portanto, desaconselhável a ingestão excessiva de massas. Mais prejudiciais são as bolachas, biscoitos, doces e refrigerantes produzidos com açúcar e que contêm, muitas vezes, gorduras trans.

Os carboidratos são indispensáveis na mesa de crianças, jovens e esportistas porque são de fácil digestão e liberam rapidamente energia. São aconselháveis à noite, pois favorecem o sono por serem rapidamente digeridos. Liberam, no entanto, muitas calorias e seu uso deve ser constantemente vigiado.

Lemos frequentemente que os carboidratos estimulam a produção de insulina, responsável pela gordura corporal. De fato, o carboidrato pode engordar a pessoa quando ingerido em excesso. No entanto, dietas que suprimem os carboidratos e usam carnes e laticínios são ricos em gorduras animais saturadas e, por isso, prejudiciais à saúde. Lembre-se que os carboidratos provenientes de grãos integrais são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras e constituem uma fonte saudável de energia, desde que não ingeridos em excesso.

PROTEÍNAS:

Proteínas. Subindo a pirâmide encontramos as proteínas. Alimento importante, pois é ele que ajuda na formação das células e na estruturação de nosso organismo. São encontrados principalmente em carnes, laticínios e ovos. Existem em menor quantidade em legumes como feijão soja, lentilhas e outros. Seu uso é indispensável, principalmente em crianças e jovens que estão moldando sua estrutura corporal.

As carnes são importantes, mas não necessitam ser ingeridas diariamente. Devemos procurar carnes magras com pouco teor de gordura. A carne suína, tão condenada outrora, com a melhoria genética do porco light tem menos gorduras que a de outros animais. A carne de peixes e frutos do mar são recomendáveis por possuírem ácido ômega 3, que ajuda a baixar a pressão arterial, aumenta o colesterol bom e melhora nossa imunidade. É recomendável incluir peixes em nossa alimentação duas vezes por semana.

Lembramos que o ácido ômega 3 é encontrado também no óleo de canola, de oliva, semente de linhaça, na soja e nas nozes.

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