Diarreias agudas (parte 2)
Quinta, 13 de Abril de 2017

As diarreias agudas, por sua vez, podem ser causadas por alergia ou hipersensibilidade alimentar; por intoxicação alimentar, por ação nociva de medicamentos, por vírus, por bactérias e ainda, por parasitas intestinais. Na semana passada, explicamos as causas da alergia alimentar, da sensibilidade não alérgica e da intoxicação alimentar, hoje, vamos seguir explicando as demais causas da diarreia aguda.

4 - Medicamentos: Esta é outra causa frequente de diarreias agudas em nosso meio. Com a medicalização progressiva de nossa população, tem surgido muitos casos de diarreias causadas por medicamentos. Drogas para o coração, como digitalis, diuréticos, hipotensores e drogas para baixar o colesterol, são potencialmente causadoras de diarreia. Tranquilizantes como Alprazolan, antidepressivos como fluoxetina ou lítium, drogas para tratamento da tireóide ou para o diabete, como a metformina, analgésicos como ibuprofeno ou medicamentos para úlcera e gastrite, como o omeprazol também são causadores de diarreia. No entanto, os medicamentos que mais causam diarreia de difícil controle são os antibióticos. Os antibióticos, por destruírem nossa flora bacteriana, causam um estado chamado de disbiose, com diarreia intensa. O uso prolongado de antibióticos fortes e por longo tempo pode desencadear uma doença chamada de reto colite pseudomembranosa de difícil controle, levando o paciente muitas vezes à morte. Por isto, a Anvisa proibiu a compra livre de antibióticos, pois as disbioses estavam se tornando frequentes em nosso meio.

5 - Vírus: É uma causa frequente de diarreia em nosso meio. As diarreias causadas por vírus costumam ser comunitárias, ou seja, diversas pessoas da família, escola, creches que convivem apresentam o sintoma, uma vez que ela é facilmente transmitida pelas mãos ou pela contaminação das fezes. Os vírus mais frequentes em nosso meio são:

• Rotavírus: É um vírus muito comum na primeira infância, sendo frequente em creches, hospitais e ambientes comunitários. A diarreia é aguda e revestida de alguma gravidade. Recursos médicos devem ser procurados logo e o ambiente deve passar por um limpeza e esterilização. O rotavírus costuma conferir imunidade permanente, sendo que, a partir da segunda infância, torna-se cada vez mais raro, embora outras diarreias sejam comumente diagnosticadas por médicos e enfermeiros como tal.

• Noravírus: este é o vírus que acomete jovens e adultos. No geral, também é de caráter comunitário, sendo frequente em hospitais, asilos e escolas. Menos grave que o primeiro, deve sempre ser tomado um cuidado especial.

• Outros vírus podem causar diarreia, mas são menos frequentes, como o adenovírus, o astrovírus e o citamegalovirus, este último é grave e ocorre principalmente em pessoas imuno deprimidas, como aidéticos e nos que estão fazendo quimioterapia para o câncer.

Concluindo:

1. Diarreias agudas duram menos do que 21 dias
2. Muitas causas podem desencadeá-las
3. É necessário saber que alimento foi ingerido nas últimas 24 horas e se houve outras pessoas com os mesmos sintomas.
4. Na grande maioria das vezes são autolimitadas, ou seja, de curta duração e de evolução benigna.
5. Na presença de febre e sangue nas fezes, é recomendável procurar o médico imediatamente.

Comentários