Alimentação saudável
Sexta, 14 de Julho de 2017

Por alimentação saudável entende-se aquela que é bem distribuída em seus componentes. Verduras, frutas, hidratos de carbono devem ser distribuídos de maneira harmônica para que sejam supridas as necessidades calóricas, proteicas e de vitaminas e sais minerais. Devem ser evitados o excesso de frituras, de condimentos e de alimentos industrializados, tão utilizados pelos pais para as crianças pela comodidade de seu transporte. Acertadamente, muitas prefeituras estão proibindo nas merendas escolares esses alimentos ricos em sal e gorduras trans, prejudiciais ao organismo mormente para as crianças que necessitam para o seu desenvolvimento alimentos saudáveis e nutritivos.
Vários estudos sugerem que a ingestão de produtos lácteos com baixo teor de gordura pode proteger contra o câncer da mama, principalmente em mulheres pré-menopáusicas.

Exercícios físicos

A medicina entende que o sedentarismo é prejudicial à pessoa. O exercício físico é essencial para a manutenção da saúde mormente quando a pessoa ultrapassa os 50 anos de vida. Embora qualquer atividade seja bem-vinda, há alguns exercícios que são preferenciais. Caminhar ao ar livre, usando um tênis com amortecedor, durante, no mínimo, 150 minutos por semana, é considerado um ótimo exercício para as pessoas que não tiverem limitações em fazê-lo.

Academia de musculação, ginástica aeróbica, pilates, ginástica funcional são muito recomendados, principalmente quando feitos em tempos maiores do que 150 minutos semanais. Hidroginásticas em todas as suas modalidades são recomendadas principalmente para as pessoas que têm problemas articulares ou de coluna.

Em um estudo japonês, a atividade física foi associada a uma diminuição do risco de câncer de cólon, fígado, pâncreas e estômago. Os dados mais convincentes estão no cólon e no câncer da mama.

Exposição solar

A OMS recomenda evitar a exposição solar excessiva principalmente das 10h às 15h. No caso de ter de se expor ao sol nestas horas deve-se usar um bom protetor solar, além de chapéu e camisetas.

Comentários