ENVELHECENDO COM SAÚDE(XXI)
Sexta, 21 de Março de 2014

Doenças Anorretais

Abscesso Anorretal

Abscesso anorretal é uma infecção localizada (furúnculo) próximo ao ânus, relativamente frequente em pessoas que passam grande parte do dia sentados, principalmente no calor, como motoristas profissionais, motociclistas, cavaleiros e outros. Iniciam em glândulas localizadas junto ao ânus e que produzem um líquido que serve para lubrificar o ânus e facilitar a passagem das fezes. Podem surgir na gordura perianal após traumatismos.

Dor, aumento de volume, desconforto, febre, dificuldade de sentar são os sintomas principais. Quando o abscesso amadurece e abre poderá aparecer pus e sangue.

O diagnóstico costuma ser fácil nos abscessos superficiais. Nos abscessos profundos há muitas vezes necessidades de complementar o exame clínico com ultrassom ou com ressonância magnética da área. Exames de sangue mostram a gravidade da infecção.

O tratamento consta do uso de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos bem como a drenagem feita de ambulatório com anestesia local geralmente. Em abscessos profundos há necessidade de internação hospitalar e anestesia feita por anestesista. A maioria dos abscessos curam, embora, uma regular porção deles podem evoluir para fístulas anais crônicas.

Se tiver um abscesso anal lembre-se:

Abscessos anais não tratados podem evoluir comprometendo grandes áreas das nádegas colocando o paciente em risco de vida.

Abscessos anais podem ser o sintoma inicial de doenças mais graves como câncer, doença de Crohn, tuberculose e outras.

Não aceite medicamento de balconista. Evite procurar emergências médicas pois as mesmas estão, no geral, sobrecarregadas e não podem dar atenção devida a um problema de início sem gravidade.

Comentários