Doenças causadas pelo cigarro (tabaco) (3ª parte)
Sexta, 22 de Agosto de 2014

Devido aos fatos citados na coluna anterior, o risco de um fumante que consome 20 cigarros por dia ter um infarto do miocárdio é 3 vezes maior no homem e 6 vezes maior na mulher. O cigarro se constitui na mais importante causa, quando considerada isoladamente, de doenças cardíacas.

Pacientes que tiveram infarto e foram submetidos à re vascularização por “stents” ou por cirurgia terão 6 vezes mais probabilidade de verem repetir o infarto se continuarem fumando. 35% dos fumantes pesados morrerão de doença cardíaca antes dos 65 anos.

 

Doenças pulmonares

 

As vias pulmonares contém inúmeros cílios, cabelinhos que estão em constante movimentação expulsando do pulmão toda a bactéria ou poeira que entra pela respiração. O cigarro determina uma paralisação destes cílios tirando a capacidade dos mesmos de proteger o pulmão. Este é o motivo que o fumante é mais sujeito a infecções pulmonares de repetição que levam a uma bronquite crônica. Por outro lado, a redução da absorção do ar determina uma progressiva dilatação dos alvéolos pulmonares determinando o enfisema pulmonar importante causa de morte em nosso meio. 75% das mortes por doenças pulmonares são verificadas em fumantes e, o que é mais grave, geralmente abaixo dos 65 anos.

Ao deixar de fumar a pessoa passa a ter uma tosse incômoda que é devida ao fato dos cílios voltarem a funcionar expelindo as impurezas dos pulmões.

Dito de outra maneira, um fumante tem dez vezes mais chances de desenvolver estas doenças pulmonares do que um não fumante. 

Como o fumo desenvolve uma redução do calibre das artérias, todo o organismo é sacrificado. A pele passa a ser ressequida e envelhecida, os ossos mais sujeitos à descalcificação, os músculos mais frágeis, impotência no homem e complicações na mulher. Mulheres que fumam e tomam anticoncepcionais têm um risco aumentado de fazer tromboses e embolias. Grávidas que fumam têm mais chance de ter prematuros e outras complicações na gravidez

Pelos motivos acima expostos o fumante deve imediatamente pensar em deixar de fumar. O caminho para o abandono do cigarro será tratado na próxima semana.

Comentários