Doenças causadas pelo cigarro (tabaco) - Tratamento
Sexta, 29 de Agosto de 2014

Deixar de fumar

O Ministério da Saúde calcula que 200.000 fumantes morrem todos os anos devido ao fumo, e que 30.000 fumantes passivos perdem a vida anualmente pelo mesmo motivo. Diz-se que o fumante que tem amor à vida deve deixar de fumar o quanto antes possível e se tem amor à sua família jamais deve fumar em recinto fechado junto aos familiares.

Qual a vantagem de abandonar o cigarro? Após 2 horas sem fumar a nicotina desaparece de seu sangue; após 8 horas o oxigênio do sangue se normaliza; após 2 dias recupera seu olfato e seu paladar; após 3 semanas a respiração fica mais fácil; após 5 a 10 anos a chance de morrer por infarto ou trombose é igual às demais pessoas de sua idade. A pessoa que fuma até 10 cigarros por dia pode deixar de maneira progressiva reduzindo aos poucos o número de cigarros diários. Para o fumante pesado, no entanto, o ideal é que abandone o fumo bruscamente pois, de outra maneira, terá dificuldade em persistir muito tempo com a preocupação do abandono do fumo.

O fumante deve se programar para abandonar o fumo fazendo: em primeiro lugar, analisar se tem recursos suficientes para bancar as balas ou adesivos de nicotina, eventuais medicamentos e o médico que possa necessitar. Se não tiver estes recursos deve procurar um ambulatório de saúde, pois segundo a portaria 1035/GM de 31 de maio de 2004 e a portaria SAS/MS/nº 442 de 13 de agosto de 2004 o estado tem o dever de custear o tratamento pelo SUS.

 

 

 

Comentários