Salário versus Tanque de Combustível
Sexta, 16 de Janeiro de 2015

Você pode estar pensando ou decidiu ler o texto estimulado pelo título, ou chamado por alguns críticos de “chamarisco”. Agora que decidiu iniciar e alimentar a curiosidade, siga até o final e acompanhe o raciocínio seguinte.
Neste exato momento você liga seu carro e inicia uma viagem, sozinho, talvez com amigos, familiares, com a pessoa amada o destino escolhido pode ser a charmosa Serra Gaúcha, talvez a Ilha da Magia no litoral Catarinense ou quem sabe os “los Hermanos Argentinos” em Buenos Aires ou ainda os uruguaios em “Punta Del Este”. Tanque de combustível completo, aí vamos nós! Decorrendo parte de caminho, acende uma luz no painel é o combustível que está na reserva, qual a atitude coerente a ser tomada?
Na primeira hipótese e mais coerente, antes de iniciar a viagem você fez uma análise do caminho a ser percorrido, o cálculo do consumo de combustível e o local de parada para o reabastecimento, de modo a prosseguir com segurança e tranquilo.
Na segunda hipótese você não fez planejamento algum para a viagem, partiu com o lema “a estrada é meu caminho”, mas a luz amarela no painel está acesa e já faz alguns quilômetros, nada de visualizar placas informativas de locais para reabastecer. Aquele frio na barriga fica mais presente, as palmas das mãos suadas e sem a certeza de quanto combustível dispõe e a distância para o próximo posto de combustível. Preocupante ou é algo que não acontece, é uma utopia?
Vamos traduzir isso para algo do nosso dia a dia, substituímos o tanque de combustível pelo salário e a viagem pelo mês de trabalho. Em qual das duas hipóteses está inserido?
 Recebemos o salário e teremos o reabastecimento em 30 dias e neste intervalo se torna necessário decidir a forma a utilizar este dinheiro tais como despesas gerais, novas aquisições, investimentos. A luz amarela é a parte que devemos manter de segurança, para eventual necessidade ou emergência.
Ao identificar-se na primeira hipótese, vão decorrer os 30 dias sem acender a luz amarela do seu planejamento financeiro, com reserva acumulada e recebendo o outro salário. Na segunda hipótese o alerta pode seguir para o estágio de demência, ou seja, faltam alguns dias para o novo salário e o seu dinheiro acabou.
Dificilmente encontramos ou conversamos com pessoas que irão viajar, que não tenham feito um pequeno planejamento. Ao contrário, ouvimos muitas pessoas afirmando que seu salário não é suficiente, não sabe quanto vai ser o valor da fatura do cartão de crédito, quanto é a soma das parcelas do crediário que possui. As duas situações necessitam de planejamento, mas em apenas uma delas é feito. Por quê?
Sacrifício ou abstinência extrema de maneira alguma é saudável para conseguir algo, mas sacrifícios para conseguir uma boa noite de sono, são terminai
 

Comentários