O que seu Filho vai herdar!
Sexta, 17 de Abril de 2015

Falar para os pais de seus filhos ou mesmo os próprios pais quando o tema central é herança, legado, enche muitos olhos de lágrimas. Não poderia ser diferente qual pai ou mãe não sonha com o sucesso de seus filhos. Para isso apenas uma boa vontade não é suficiente.  

Quanto antes os pais começam a investir para a educação dos filhos, menor será a pressão financeira quando chegar o momento de ingressar na universidade. Valores relativamente pequenos, aplicados regularmente contribuirão para reduzir a montante financeiro na hora de iniciar a faculdade e dispor de cinco anos de mensalidades para pagar.

Recentemente, o governo federal alterou as regras do programa Financiamento Estudantil Superior (FIES). Isto implica na necessidade de maior planejamento financeiro das famílias para pagar o ensino superior. Com o governo diminuindo sua participação no mercado de crédito estudantil, o financiamento privado deve ganhar espaço, ou pelo menos é o que esperam os especialistas. No entanto, as condições do financiamento não serão mais as mesmas, mesmo que subsidiadas, as taxas de juros deverão ser mais altas. E não contar com bolsas ou financiamentos garantidos.

Preparar-se para dispor de condições de oferecer uma boa educação para os filhos deve estar na lista de prioridades. A educação também é um investimento. 

Constituir reserva com o objetivo de oferecer uma boa formação aos filhos é uma maneira de se preparar para essa nova fase da vida. Com a inflação alta e os preços das matrículas e mensalidades em ascensão, a reserva financeira pode definir a escolha de uma instituição de melhor qualidade, tanto em termos de cursos oferecidos como de localização.

Infelizmente o acesso não acontece para todos com tranquilidade, apenas aqueles que possuem reservas têm essa opção. No caso de optar pelo financiamento, o dinheiro acumulado ao longo dos anos, com o objetivo de custear a educação dos filhos poderá fortalecer a sua reserva para proporcionar uma estabilidade financeira, uma reserva que possibilite a criação de novas empresas, de startups.

Os reflexos e consequências de uma educação proativa com estabilidade financeira, podem desenvolver e impulsionar que mais jovens  tenham visão empreendedora, não a busca por empregos, por estabilidade profissional através de concursos públicos, que infelizmente é muito pregado por profissionais em universidade. 

Comentários