Empreendedor de Sucesso
Sexta, 18 de Setembro de 2015

Empreender e ter sucesso: as pesquisas mostram que este é o sonho de 1 em cada 3 brasileiros. Tarefa difícil e alcançada por poucos. O texto abaixo relata dez itens essenciais apontados por especialistas em empreendedorismo.

1. São movidos por um sonho grandioso e desafiador: mudar o mundo através da tecnologia é bem mais instigante do que produzir celulares e computadores; fazer as pessoas mais felizes é bem mais gratificante do que montar um simples parque de diversões.

2. Prezam pela excelência pessoal e profissional: a sede de aprender e produzir bens e serviços com qualidade é a maior vantagem competitiva dos empreendedores de sucesso; trabalhar com pessoas melhores que eles foi fundamental.

3. Nunca estão satisfeitos com os resultados: nenhuma empresa sobrevive à falta de resultados, portanto, para se conceder algo é necessário, antes de tudo, conquistar algo; tudo pode ser melhorado, sempre.

4. Confiam no bom senso e na simplicidade: a obstinação de Steve Jobs com as coisas simples conseguiu transformar os produtos da Apple em ícones mundiais de sucesso.

5. Concentram tempo e energia naquilo que é essencial: a gestão do tempo é a única maneira de não perder o foco nos resultados.

6. Utilizam recursos e ferramentas adequadas: feito é melhor que perfeito, diz o ditado, entretanto, depois de feito, não tem jeito, você não vai querer produzir mais e melhor e, para isso, será necessário investimento pesado em pessoas capazes e máquinas e equipamentos adequados.

7. Gerenciam custos rigorosamente: a disciplina financeira e a aplicação criteriosa dos recursos é a melhor maneira de liberar recursos para outras prioridades.

8. São mestres da perseverança e da paciência: enquanto o resultado não aparece, trabalhe arduamente. Anita Roddick trabalhou sem descanso durante dez anos para consolidar a The Body Shop no mercado.

9. Assumem a responsabilidade pessoal pelos resultados: responsabilidade é a única coisa que não pode ser transferida. Os créditos pelo êxito ou pelo fracasso serão atribuídos, única e exclusivamente, a você, principalmente o fracasso.

10. Lideram pelo exemplo: todos os empreendedores mencionados foram protagonistas das suas próprias histórias; quando Akio Morita leu sobre o transistor nos jornais do Japão, ele mesmo tomou um avião e foi direto aos Laboratórios Bell para negociar a licença de uso.
 

Comentários