O lado financeiro em sua carreira
Sexta, 11 de Abril de 2014

O mercado de trabalho exige maior qualificação dos profissionais que buscam oportunidades de trabalho. Dominar mais de um idioma, cursar uma especialização, um MBA ou qualquer outro investimento na carreira são premissas que necessitam de uma estratégia bem definida.

A identificação das iniciativas, um direcionamento de carreira com afinco no mercado almejado, serão reconhecidas e premiadas, mas é preciso saber onde se deseja chegar e traçar o caminho necessário para se atingir a ascensão profissional. (qualificação, crescimento e sucesso com liberdade financeira).

Executar este plano de carreira e atingir o objetivo, nem sempre é tarefa fácil e requer um planejamento financeiro. Além do tempo para os estudos, é preciso um investimento financeiro e, neste caso, se os recursos forem bem direcionados, podem alavancar a carreira e, consequentemente, proporcionar uma remuneração mais satisfatória e liberdade econômica.

Assim como outros planos de nossa vida, o planejamento financeiro para a carreira deve contemplar o que é necessário para que possa destacar-se no mercado. E isso vale para todos os níveis profissionais, empregado doméstico a grandes executivos. Esta preparação deve começar cada vez mais cedo para impulsionar a linha de crescimento financeiro. Hoje, o que conta é a nossa capacidade de trocar experiências com outras pessoas, nossa capacidade de planejar, inovar, colaborar e colocar em prática projetos que resultem em boas práticas e que gerem ganho financeiro.

Assim como no planejamento das nossas contas diárias, devemos incluir os imprevistos que possam surgir. O planejamento para a carreira também deve incluir gastos extras, livros, treinamentos ou cursos adicionais.

Se fizermos uma analogia com o mercado financeiro, o investimento na carreira profissional também contém riscos, mas, com informação e orientação, podem ser minimizados. 

Uma mudança na carreira ou emprego a curto prazo faz necessário que você possua uma reserva financeira. Caso tenha mais tempo na carreira, procure primeiro rentabilizar o seu dinheiro. Faça um investimento que possa ficar guardado a longo prazo e com ganhos reais.

Uma dica é sempre procurar investir e qualificar-se em algo que o coloque acima da média dos profissionais, seja a “a laranja de amostra” da fruteira. Outra dica, planeje, organize o financeiro durante a disponibilidade de melhor ativo, “o tempo”, o mesmo passa e olhar pelo retrovisor ofusca visualizar o horizonte.

Comentários